Como parar as notificações de “Ligação suspeita bloqueada”

Ligação suspeita bloqueadaA notificação de "ligação suspeita bloqueada" é desencadeada pelo módulo de Prevenção de Ameaças Online da Bitdefender sempre que há uma tentativa de acesso a um domínio HTTPS que tenha problemas com o certificado de segurança. Ao contrário do HTTP (Protocolo de Transferência de Hipertexto), HTTPS (padrão seguro HTTP mais seguro, HTTPS) é encriptado utilizando a Segurança da Camada de Transporte (TLS), protegendo as comunicações entre o seu computador e os websites que visita.

HTTPSHTTPS é indicado pelo pequeno símbolo de bloqueio que aparece em frente da linha de endereço sempre que visita um sítio web. O cadeado significa geralmente que o sítio tem um certificado HTTPS válido, o domínio do sítio é verificado para corresponder ao nome no certificado, e a ligação ao sítio é encriptada. Por outras palavras, as informações trocadas entre si e esse domínio não estão em texto claro, mas encriptadas. Os domínios inseguros são ligações externas a sítios web que não têm um certificado de segurança emitido por uma autoridade certificadora de confiança, têm um certificado de segurança não compatível ou expirado, e podem conter phishing, malware, ou software indesejado.

Neste artigo, mostrar-lhe-emos como descobrir qual o sítio web que lança um alarme sobre "Ligação suspeita bloqueada" e como proceder caso seja necessária uma acção adicional.

 

Descobrir o que desencadeia a notificação de "Ligação suspeita bloqueada"

As notificações são uma ferramenta importante na monitorização e gestão da sua protecção Bitdefender. Por exemplo, pode verificar facilmente se a actualização foi realizada com sucesso, se foram encontradas ameaças ou vulnerabilidades no seu computador, etc. Além disso, pode tomar outras medidas, se necessário, ou alterar as medidas tomadas pela Bitdefender.

Para encontrar o site Bitdefender alerta-o, clique em "Mais detalhes" quando a mensagem "Ligação suspeita bloqueada" for exibida no canto do ecrã.

Se a mensagem desaparecer demasiado depressa, e não a conseguir abrir a tempo, dirija-se ao seu registo de notificação:

1. Clique em Notificações Notificações no menu do lado esquerdo da interface Bitdefender. Sempre que ocorre um evento crítico, um contador pode ser notado no ícone da campainha.

2. Dependendo do tipo e gravidade, as notificações Bitdefender são agrupadas em três separadores: Crítico, Aviso, e Informação. Ir para o separador Crítico para encontrar mais detalhes sobre o evento gerado.

3. Clique para expandir a notificação mais recente intitulada "Ligação suspeita bloqueada". Aparecerá uma breve descrição, listando as seguintes informações:

  • Data da notificação (por exemplo, há 13 minutos)
  • A característica Bitdefender que bloqueou a ligação (por exemplo, prevenção de ameaças online)
  • O nome do processo que tenta ligar-se à ligação suspeita (por exemplo, msedge.exe - Microsoft Edge)
  • A razão pela qual a ligação foi bloqueada (por exemplo, certificado expirado)
  • O URL bloqueado pelo Bitdefender devido à emissão de certificados (por exemplo, extensionwebstorebase.edgesv.net)

Notificações de Ligação suspeita bloqueada

No exemplo acima, notará que a funcionalidade Prevenção de Ameaças Online bloqueou há 13 minutos uma ligação suspeita msedge.exe (processo Microsoft Edge) a extensionwebstorebase.edgesv.net. A ligação foi bloqueada porque o certificado do site está expirado.

Este é um método simples para descobrir qual o URL que desencadeia a notificação de "ligação suspeita bloqueada".

 

O que fazer quando a notificação "Ligação suspeita bloqueada" aparece

Este alerta aparece quando se tenta visitar um website seguro (HTTPS) com um certificado de segurança inválido. Tende a ser websites com muitos anúncios, tais como websites de notícias, e empresas analíticas com um certificado expirado a tentar estabelecer uma ligação. Se desejar, pode verificar os seus certificados SSL em https://www.sslshopper.com/.

Para evitar qualquer risco de segurança, é aconselhável que saia imediatamente da página que está prestes a visitar. É muito fácil. Não é necessária qualquer outra acção da sua parte.

 

Em vez disso, se não navegar para o site indicado nas notificações Bitdefender ou se o certificado do site parecer ser válido, mas ainda receber pop-ups sobre ligações suspeitas bloqueadas, o problema pode ser o seu dispositivo. Experimente estes passos preliminares:

  1. Certifique-se de que a data e hora do seu computador estão correctas. Se o relógio do computador estiver configurado de modo a que a data/hora seja posterior à data de expiração do certificado SSL do servidor web, encontrará erros no certificado de segurança.
  2. Abra a sua solução de segurança Bitdefender e execute um Scan completo do sistema para verificar o seu PC quanto a ameaças. Aguarde até que a verificação termine, depois reinicie o Windows.

 

Se a situação permanecer inalterada, é muito provável que o seu browser se ligue a estes URLs através de notificações permitidas ou de barras de ferramentas/extensões de terceiros. Aqui estão os passos seguintes:

 

Solução de Navegador Web

Para resolver este problema, desinstale quaisquer programas e suplementos de browser desconhecidos do seu computador, revogue as permissões de Web Push para os sites autorizados a exibir mensagens no seu ecrã, reinicie o seu browser e instale um bloqueador de anúncios. Para instruções detalhadas, consulte este artigo - Remover adware, pop-ups, e redireccionamentos do navegador do seu PC.

 

Solução de aplicação de correio electrónico

Se utilizar um cliente de e-mail como o Microsoft Outlook ou Mozilla Thunderbird, limpe a sua caixa de entrada eliminando e-mails de remetentes desconhecidos. Elimine também todos os SPAM/Junk. Finalmente, esvaziar o lixo da sua conta de correio electrónico.

 

Adicionar uma excepção

Em alternativa, se desejar aceder a um website com um certificado SSL problemático por sua conta e risco, pode acrescentar uma excepção para esse endereço em Bitdefender. Para instruções detalhadas, consulte este artigo - Adicionar excepções para sítios Web seguros no Windows.

 

Parar as notificações de "ligação suspeita bloqueada"

As notificações podem aparecer sempre que forem detectadas outras vulnerabilidades ou malware, para alertar o utilizador de potenciais ameaças. Se uma notificação é crítica para a segurança do sistema, não pode ser desactivada, mas a fonte da notificação pode ser investigada pela equipa de apoio, para determinar o que a está a causar e em que medida pode ser mitigada.

Se estiver apenas a tentar esconder as notificações de "ligação suspeita bloqueada" e nada mais, pode querer activar um Perfil Bitdefender: trabalho, filme, ou jogo. Enquanto estiver em uso, os perfis também fazem uma pausa em todas as notificações - incluindo as notificações Bitdefender.

Por exemplo, para activar o perfil de trabalho e para o personalizar de modo a não interferir com outros processos de fundo, tais como actualizações do Windows:

 

1. Traga o Bitdefender e clique em "Utilitários" no menu do lado esquerdo. No painel Perfis, clicar em "Definições".

Perfis

 

2. No separador Perfis:

  • activar o interruptor "Activar os perfis automaticamente"
  • desactivar o interruptor "Perfil Trabalho"

Parar as notificações de Ligação suspeita bloqueada

 

3. A seguir, clicar em "Gerir" no painel Perfil de Trabalho para personalizar as suas definições.

Parar as notificações de Ligação suspeita bloqueada

 

4. Desmarcar todas as caixas disponíveis na janela pop-up, depois premir o botão "Guardar":

  • Optimizar as definições de produto para Perfil de Trabalho
  • Adiar programas de fundo e tarefas de manutenção
  • Adiar actualizações automáticas do Windows

Parar as notificações de Ligação suspeita bloqueada