Bitdefender Firewall não pode ser activado ou desliga-se sozinho no Windows

Existem certas situações em que o Bitdefender Firewall não pode ser activado depois de instalar o Bitdefender Internet Security ou o Bitdefender Total Security no Windows.

O problema não é causado pelas soluções de segurança Bitdefender, mas sim por um serviço Windows em falta chamado Base Filtering Engine. O Base Filtering Engine Service (BFE) é um serviço que controla a operação da Plataforma de Filtragem do Windows. A Plataforma de Filtragem do Windows (WFP) é uma plataforma de processamento de tráfego de rede que permite que os software se “prendam” à pilha de rede do Windows e realizem funções como firewall, traffic shaping, filtragem etc. Este serviço é essencial à operação de muitos produtos de firewall: O firewall integrado do Windows, o Firewall do Bitdefender e muitos outros.

Bitdefender Firewall não pode ser activado ou desliga-se sozinho no Windows 7 - Solução

Para que o Firewall do Bitdefender funcione, deve restaurar o serviço BFE. Para fazer isso, siga os passos abaixo:

 

A. O serviço Base Filtering Engine (BFE) está presente no sistema.

1. Abra o Painel de Controlo, clique em Ferramentas Administrativas e abra Serviços. Na lista de serviços, procure por Base Filtering Engine. Se o serviço estiver na lista, verifique o seu estado. Se o estado disser Parado, clique com o botão direito nele e selecione Propriedades. Então certifique-se de que o tipo de inicialização está definido para Automático e clique em Iniciar.

2. Após a conclusão do processo, reinicie o Windows.

3. Caso receba a mensagem de erro Acesso negado quando iniciar o dispositivo no passo 1, isso significa que deve definir permissões apropriadas para o serviço no Registo do Windows.

4. Reparar as permissões para o BFE no registo:

• Abra o Editor de Registo (digite Regedit no menu Iniciar, depois seleccione Editor de Registo a partir dos resultados).

• Vá até HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\services\BFE\

• Clique com o botão direito na chave BFE e selecione Permissões.

• Clique em Adicionar, digite Todos e clique em OK.

• Clique em Todos na lista no topo, e então marque a caixa Permitir Controlo Total abaixo.

• Clique em OK para dispensar esse diálogo.

5. Reinicie o Windows e active o Bitdefender Firewall. Se o Bitdefender Firewall não puder ser activado verifique se o serviço pode ser inicializado. Abra o Painel de Controlo, clique em Ferramentas Administrativas e abra Serviços. Na lista de serviços, procure por Base Filtering Engine. Clique com o botão direito nele e selecione Propriedades. Em seguida, certifique-se de que o tipo de inicialização está definido para Automático e clique em Iniciar e reinicie o seu computador novamente.

 

B. O serviço Base Filtering Engine (BFE) NÃO está presente no sistema.

1. Abra o Painel de Controlo, clique em Ferramentas Administrativas e abra Serviços. Na lista de serviços, procure por Base Filtering Engine. Se o serviço não está na lista, deve ser instalado.

2. Transfira o ficheiro BFE_repair.zip aqui. Descompacte o ficheiro e clique duas vezes no ficheiro BFE_repair. Clique em OK / Merge para aceitar a instalação do ficheiro no seu Registo do Windows.

3. Reinicie o computador e defina as permissões apropriadas para o serviço no Registo do Windows.

4. Reparar as permissões para o BFE no registo:

• Abra o Editor de Registo (digite Regedit no menu Iniciar, depois seleccione Editor de Registo a partir dos resultados).

• Vá até HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\services\BFE\

• Clique com o botão direito na chave BFE e selecione Permissões.

• Clique em Adicionar, digite Todos e clique em OK.

• Clique em Todos na lista no topo, e então marque a caixa Permitir Controlo Total abaixo.

• Clique em OK para dispensar esse diálogo.

5. Reinicie o Windows e active o Bitdefender Firewall. Se o Bitdefender Firewall não puder ser activado verifique se o serviço pode ser inicializado. Abra o Painel de Controlo, clique em Ferramentas Administrativas e abra Serviços. Na lista de serviços, procure por Base Filtering Engine. Clique com o botão direito nele e selecione Propriedades. Em seguida, certifique-se de que o tipo de inicialização está definido para Automático e clique em Iniciar e reinicie o seu computador novamente.

 

Após realizar os passos acima, deve poder ativar o Firewall do Bitdefender sem encontrar qualquer problema.