Neste artigo, vamos mostrar como lidar com itens não resolvidos nas cópias de reserva da Time Machine, Boot Camp ou Parallels.
Clique para ver cada uma das seções abaixo.
Como lidar com itens de malware não resolvidos no Time Machine
NOTA: Clique com o botão direito na imagem e abra-a num novo separador para a ver no tamanho completo.
O sistema não permite a remoção do conteúdo infetado da cópia de reserva diretamente da Máquina do Tempo. É seguro eliminar as suas cópias da verificação. Caso um ficheiro infetado seja restaurado de uma cópia de reserva, o Bitdefender Antivirus for Mac irá detectá-lo.
Por predefinição, o Bitdefender não verifica conteúdo de cópias de reserva, mas há situações nas quais poda precisar de excluir a Máquina do Tempo da análise.
Como excluir o Time Machine da análise
1. Abra a janela principal do Bitdefender.
2. Clique em Proteção.
3. Na guia Antivírus, vá para o módulo Exceções e clique em Abrir.
4. Na janela de exclusões, clique no botão “+”, navegue e escolha o seu disco de cópia de reserva do Time Machine. Também pode arrastar o disco para a lista de exclusões.
5. Se for solicitado, escreva a palavra-passe do administrador; o disco já não será analisado.
NOTA: Se utiliza esse volume para armazenamento, então exclua apenas a pasta com as cópias de reserva, não o volume inteiro.
Para remover itens de malware das cópias de reserva, pode utilizar o Time Machine:
NOTA: Ao contrário das versões anteriores do macOS, Big Sur (versão 11.x) não fornece um método para excluir instantâneos do Time Machine.
• Clique no ícone da Máquina do Tempo na barra de menu superior e selecione Entrar no Time Machine.
NOTA: Se o menu da Máquina do Tempo não é exibido na barra de menu, clique no ícone da Apple no canto superior esquerdo e selecione Preferências do Sistema. Clique em Time Machine e, em seguida, selecione Exibir a Time Machine na barra de menu.
• Navegue pelas cópias de segurança criadas pela Máquina do Tempo.
• Selecione o item que deseja apagar, clique no botão de ação do menu, representado pelo e escolha Apagar todas as cópias de reserva de [nome do item infetado].
Para encontrar o percurso exato do item malicioso, confira o separador de histórico no Bitdefender Antivirus for Mac.
• Clique no ícone do Bitdefender VPN no menu superior.
• Selecione Preferências.
• Vá ao separador Histórico e na coluna Detalhes verá o percurso completo do ficheiro.
Máquina do Tempo local snapshots/MobileBackups/com.apple.TimeMachine.localsnapshots
O Time Machine guarda algumas das suas cópias de reserva no seu disco de arranque, quando a cópia de reserva do seu disco não está conectada. Estas cópias de reserva são chamadas de snapshots locais. Eles são automaticamente ativados quando liga a Máquina do Tempo e desativados quando a desliga.
Com o High Sierra, o macOS guarda os snapshots locais de forma diferente do OSX anterior e, por esse motivo, deve excluí-los da análise do Bitdefender:
• Mantenha premidos os botões Command+Shift e prima o botão . (ponto).
• Isto ativará a opção para ver ficheiros ocultos;
• Segure o botão Command e prima Espaço;
• Isto abrirá a janela de busca do Spotlight;
• Escreva /Volumes e prima Enter.
• Por enquanto, deixe a nova janela aberta;
• Abra a janela principal do Bitdefender e clique em Proteção;
• Na guia Antivírus, vá para o módulo Exceções e clique em Abrir.
• Da janela Volumes, arraste e solte o ficheiro apresentado abaixo para a janela de exclusões do Bitdefender:
com.apple.TimeMachine.localsnapshots
• Deverá ser capaz de ver uma nova entrada na lista Exclusões.
• Mantenha premidos os botões Command+Shift e prima o botão . (ponto) mais uma vez para desativar a opção de ver ficheiros ocultos.
• Reinicie o computador e verifique se o problema persiste.
Para um Mac mais antigo, estes snapshots devem ser apagados, ao seguir os passos detalhados abaixo:
1. Clique no ícone da Apple no canto superior esquerdo do ecrã.
2. Clique em Preferências do Sistema.
3. Selecione Time Machine.
4. Desmarque a opção Cópia de segurança automática (para o Sierra) ou DESLIGUE a Time Machine (para versões mais antigas do macOS).
5. Reinicie o seu sistema. Após a reinicialização, todos os snapshots terão sido apagados.
6. Agora, reative o Time Machine.
Como lidar com itens de malware não resolvidos no Boot Camp ou Parallels
O Antivirus for Mac não consegue apagar malware dos Paralelos ou Campo de Inicialização porque não pode modificar ficheiros em discos NTFS.
NOTA: O Bitdefender Antivirus for Mac pode analisar ficheiros NTFS mas não pode tomar qualquer ação em relação aos ficheiros. Para se livrar de itens de malware, aconselhamos excluir o Campo de Inicialização e o Paralelos da análise e instalar um produto Bitdefender compatível com o Windows nos sistemas infetados.
Se utiliza o Campo de Inicialização/Paralelos para guardar documentos importantes e enviar e-mails, recomendamos que nos envie um registo Bdsys do Windows como no artigo aquie amostras da partição do Windows. Além do registo Bdsys e das amostras, envie-nos algumas fotos que exibam os itens infetados e um Registo de verificação do seu dispositivo Mac. Recomendamos que também utilize uma solução de segurança na sua partição do Windows.
Se utiliza o Campo de Inicialização/Paralelos para testes ou para jogar, recomendamos que exclua o Campo de Inicialização/Paralelos da análise.
Como excluir o Campo de Inicialização da análise
• Abra a janela principal do Bitdefender e clique em Proteção.
• Na guia Antivírus, vá para o módulo Exceções e clique em Abrir.
• Na janela de exclusões, clique no botão “+” e navegue e escolha Campo de Inicialização. Também pode arrastar o disco para a lista de exclusões.
• Se lhe for solicitado, escreva a palavra-passe do administrador; o disco já não será analisado.
Como excluir o Parallels da análise
• Abra a aplicaçãoParallels.
• Clique no botão Configurações na janela do Centro de Controlo.
• Selecione Opções na parte superior da janela.
• Clique em Partilha e, em seguida, selecione Partilhar Windows ao lado direito.
• Desative a opção Atalhos para discos virtuais no ambiente de trabalho do Mac