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Como integrar Bitdefender Security for Mail Servers com Axigen

A versão mínima Axigen requerida é 6.0, as versões anteriores usam um método diferente para integrar com as interfaces milter, estará ok com qualquer versão 6.x. Todos os comandos abaixo deviam ser executados a partir do directório ~bitdefender/bin.

Primeiro de tudo, terá que instalar Bitdefender e seleccionar o agente Sendmail-milter durante o assistente de instalação, ou se já estiver instalado simplesmente ligue-o:

    # cd /opt/Bitdefender/bin
    # ./bdsafe agent enable milter


Bitdefender e Axigen accionam como utilizadores diferentes, e precisam de comunicar um com o outro para que a integração funcione, portanto terá que fazer algumas mudanças relativo aos dois utilizadores e às permissões padrão de acesso:

   1. Adicionar o utilizador axigen aos Utilizadores Locais Bitdefender e ao grupo do sistema Bitdefender:

          # ./bdsafe registry configure localusers add axigen

          * Linux: adicione o utilizador axigen ao grupo bitdefender:

                # usermod -G axigen,bitdefender axigen

          * FreeBSD: adicione o utilizador axigen ao grupo bitdefender:

                # pw usermod axigen -G axigen,bitdefender

   2. Mude as permissões de acesso on /var/run/Bitdefender so bdmilterd que irão funcionar visto que o utilizador axigen poderá criar o socket de inter-comunicação milter:

          # chmod 731 /var/run/Bitdefender

   3. bdmilterd precisa de funcionar como utilizador axigen, e a mais fácil maneira de obter isto é definir a bandeira setuid para bdmilterd e mudar o possuidor para o utilizador axigen:

          # chown axigen:bitdefender bdmilterd
          # chmod u+s bdmilterd


O passo seguinte é configurar Axigen com um filtro milter, para que saiba como falar com Bitdefender, e instruir Axigen a enviar todos os mail para ser escaneados por Bitdefender. Isto poderá ser feito como segue, a partir da interface WebAdmin da Axigen no contexto Segurança & Filtração -> Aceitação & Routing -> Definições Avançadas:

   1. Adicione uma nova regra de Aceitação/Routing:
         1. Defina o nome da regra como Bitdefender_Milter
         2. Caso for requerido de outra forma, deixe a secção de Condições inalterada visto que as políticas padrão irão ser aplicadas a todas as conexões SMTP.
         3. A partir da secção Acções, através da caixa drop down seleccione Filtros-> Adicionar Filtro e seleccione o botão  Condição +Adicionar
         4. Na caixa Adicionar filtro milter defina o Campo de nome como Bitdefender e o endereço como local:///var/run/Bitdefender/bdmilterd.sock
         5. Guarde configuração
   2. Active o filtro através de criar uma segunda política Aceitação/Routing que irá garantir a execução do primeiro filtro:
         1. Defina o nome da nova regra como Bitdefender_Execute
         2. Deixe a secção Condições inalterada
         3. A partir da secção Acções, usando a caixa drop-down seleccione Filtros-> Executar Filtros e seleccione o botão  Condição +Adicionar
         4. Defina o padrão de Executar filtros para Bitdefender
         5. Guarde configuração

E agora o último passo, reinicie-os todos:

    # ./bd restart

    # /etc/init.d/axigen restart


Axigen não manda nenhuma informação de conexão a Bitdefender, como o endereço IP do cliente que envia o mail, portanto o filtro RBL de Bitdefender não será capaz de processar os mail adequadamente. Terá que desligar o filtro:

    # ./bdsafe group configure default antispam userblfilter N

    # ./bdsafe reload

Terá que adicionar servidores RBL na configuração de Axigen a partir de Segurança & Filtração -> Métodos AntiSpam Adicionais -> contexto DNSBL (DNS BlackList).

Se a configuração funcionar em condições encontrará o cabelçalho do Scanner X-Bitdefender nos cabeçalhos de todos os mail enviados, parecido com isto:

    [...]

    X-Bitdefender-Scanner: Clean, Agent: Bitdefender Milter 3.0.2 on

    my.axigen.server, sigver: 7.23354


    [..]




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