Cuidado com os golpistas que fingem ser o suporte do Bitdefender

Como a influência do Bitdefender na indústria de cibersegurança cresce, há mais golpistas fingindo ser o suporte técnico do Bitdefender. Continue lendo para aprender como identificar e lidar com suporte técnico falso.

1. POP-UP FRAUDULENTO

Está navegando online e de repente uma mensagem alarmante de erro aparece informando que seu dispositivo está seriamente infectado e precisa ligar para sua empresa de antivírus no número mostrado na tela para desinfetá-lo.

 

2. TELEFONE NÃO SOLICITADO

Alguém contata-o ou deixa uma mensagem de correio de voz fingindo que está com o departamento de suporte da sua solução de segurança e que detectou problemas sérios com seu dispositivo. Eles irão manipulá-lo para dizer o nome do seu antivírus e, então, afirmar que trabalham para o Bitdefender.

 

3. PÁGINAS DA WEB DO SUPORTE FALSIFICADAS

Está a procurar online o apoio ao cliente do Bitdefender e chega a um site que parece legítimo. Ele tem um grande logotipo do Bitdefender e o número de telefone cobre metade da página inicial. Se « marcar o número (geralmente de ligação gratuita), a pessoa que atender tentará obter acesso remoto ao seu computador rapidamente.

 

COMO OS FRAUDADORES O COBRAM PARA CORRIGIR PROBLEMAS QUE NÃO EXISTEM

 

Se você tentar sair da página ou interromper a chamada, os fraudadores podem tentar convencê-lo de que fazer isso (por exemplo, esperar até de manhã para obter uma segunda opinião ou desligar seu dispositivo) pode resultar em danos irreversíveis e que deve em vez disso, permitir que um de seus técnicos conserte a situação.

Eles geralmente tentarão convencê-lo abrir os recursos do Windows (Visualizador de eventos do Windows, Prompt de comando, etc.) com quais um usuário de computador novato pode não estar familiarizado.

Em seguida, eles vão enganá-lo a procurar mensagens de erro que, na verdade, são inofensivas e não devem ser consideradas evidência de infecção por malware ou erros de sistema. Mas o golpista irá avisá-lo de que esses registros de erro são perigosos e destruirão completamente seus dados.

Então, eles vão oferecer a solução: dar-lhes acesso remoto ao seu computador para “consertar” o problema. Na verdade, irá instalar um trojan de acesso remoto.

Em algum momento durante a “investigação”, o golpista vai assustá-lo e fazê-lo pagar entre $ 200 e $ 400 para consertar o computador. Os golpistas mais perversos podem até usar seu acesso remoto para instalar malware real ou roubar seus documentos pessoais e dados bancários. Existem casos ainda piores de golpistas que excluem arquivos do sistema se a vítima se recusar a pagar.

 

SOLUÇÃO

 

Não se deixe enganar por esses golpes! Simplesmente desligue o telefone ou feche o navegador para evitar ser enganado.

Para evitar se tornar uma vítima, leve em consideração o seguinte:

• os representantes do Bitdefender nunca irão ligar ou enviar e-mails inesperados para avisar que há um problema de segurança com o seu PC, Mac ou smartphone

• se receber uma mensagem fraudulenta de erro enquanto estiver usando um navegador, lembre-se de que erros e infecções reais nunca solicitam contatar um número específico

• muitos desses avisos falsos contêm erros ortográficos e gramaticais, bem como maiúsculas e muitos pontos de exclamação em vermelho

• a melhor coisa a fazer é entrar em contato com o Suporte Bitdefender. Aqui, pode navegar em nossos artigos da base de conhecimento para encontrar uma solução para seu problema, abrir um tíquete de e-mail ou falar com um dos nossos técnicos de suporte por telefone.

 

Se achar que forneceu os detalhes da sua conta a um golpista ou se já pagou o suporte falso, entre em contato com seu banco ou instituição financeira imediatamente e abra uma disputa.

Pode registrar uma reclamação junto às autoridades competentes ou ao centro regional de denúncia de fraudes:

• nos EUA: envie uma denúncia ao FBIFTC

• no Canadá: entre em contato com o Canadian Anti-Fraud Centre

• no Reino Unido: apresente uma denúncia no National Fraud & Cyber Crime Reporting Centre | Report a cold call

• na Austrália: entre em contato com o ACCC

outros países: denuncie golpes internacionais em ECONSUMER.GOV