Se descobrir que no seu smartphone ou tablet Android a aplicação Bitdefender VPN continua a desligar - mas funciona normalmente em outros sistemas operativos (Windows, macOS, iOS) - siga este guia fácil de resolução de problemas para corrigir desconexões aleatórias.
Há alguns factores que podem fazer com que a Bitdefender VPN se desligue constantemente nos dispositivos Android. Aqui estão as causas mais comuns de desconexões aleatórias de VPN e várias formas de as reparar.
Optimização da bateria
O fabricante do seu telefone pode ter definido a acção "Remover de aplicações recentes" para matar também o processo dessa aplicação. Esta funcionalidade de optimização da bateria também interromperá inesperadamente a ligação VPN de uma aplicação, caso esta já tenha sido estabelecida. Este problema ocorre principalmente em modelos de telefones de marcas como Xiaomi, Realme, e OnePlus. Para descobrir que modelo de telefone Android tem, verifique a parte de trás do aparelho ou consulte as Definições do seu telefone → Sobre o dispositivo. É um teste rápido que pode poupar-lhe muito tempo de investigação.
Solução: Se a sua VPN Bitdefender cai frequentemente num telefone Xiaomi, Realme, ou OnePlus, mas funciona bem noutros dispositivos, então o conselho seria parar de remover a aplicação das Aplicações Recentes.
Múltiplas aplicações VPN
Múltiplas aplicações VPN podem causar problemas, particularmente quando são concedidas permissões para Android. Algumas aplicações VPN podem parar o Bitdefender VPN, uma vez que o sistema operativo não permitirá mais do que 1 ligação encriptada. NordVPN, por exemplo, tem uma funcionalidade que desconecta todas as outras ligações VPN activas quando o seu telefone Android não está acordado há um certo tempo.
Solução: Para resolver este problema, desinstale do seu dispositivo qualquer outra aplicação VPN excepto Bitdefender VPN ou remova o perfil VPN de outras aplicações VPN indo às Definições do seu telefone → Ligações → Mais Definições de Ligação → VPN → no lado direito da respectiva aplicação VPN toque no ícone da roda dentada ⚙︎ e remova o perfil VPN de lá.
VPN sempre ativa
No Android 7 e posteriores, poderá querer analisar uma funcionalidade chamada VPN sempre ativa (Always-on VPN). Saiba como verificar a sua versão do Android. Se o Always-on estiver activado para outra aplicação VPN instalada no dispositivo, irá bloquear quaisquer ligações de rede que não utilizem essa VPN, incluindo o Bitdefender VPN.
Solução: Para resolver este problema, desligue o perfil VPN sempre ativa para todas as aplicações VPN instaladas no seu dispositivo.
- Abra a aplicação Definições do seu telefone.
- Toque em 'Rede & Internet'. Dependendo do modelo do dispositivo, o nome pode variar - por exemplo, Wi-Fi & Internet, Wi-Fi & rede, etc.
- Toque em 'VPN'. Se não o conseguir encontrar, procure a palavra VPN.
- Toque na pequena roda dentada ⚙︎ ao lado do nome de cada aplicação VPN desta lista.
- Desactive a 'VPN sempre ativa' se estiver activada para qualquer VPN, excepto a aplicação Bitdefender.
Rede
A interrupção da ligação VPN pode frequentemente ser um sinal de problemas de rede, em vez de qualquer problema com o seu dispositivo Android ou a aplicação VPN. Se a Internet for demasiado lenta ou instável para uma ligação fiável, a Bitdefender VPN tentará restabelecer a ligação. Dependendo do modelo do seu dispositivo e da versão Android, pode ou não ser notificado de que o Bitdefender está a tentar restabelecer a ligação VPN através da exibição da mensagem "Ligação".
Solução: Tente ligar-se a uma rede diferente - a casa de um amigo, Wi-Fi público - para verificar se há algum problema com a sua Internet.
Se tiver estes problemas em dados móveis ou numa rede Wi-Fi que possua, teste a velocidade da sua ligação à Internet em speedtest.net ou num website semelhante. Se a velocidade da sua Internet for muito mais lenta do que paga, contacte a sua operadora ou fornecedor de serviços de Internet.
Assinatura VPN gratuita
Se tiver a versão gratuita do Bitdefender VPN e a aplicação não estiver a ser executada em segundo plano quando atingir o limite de tráfego diário, esta desligar-se-á automaticamente sem qualquer notificação.
Solução: Verifique a sua conta de utilizador em central.bitdefender.com → As minhas Subscrições para saber se está subscrito na VPN Premium ou na versão VPN gratuita. Se desejar desbloquear tráfego ilimitado, veja este tutorial - Como atualizar da versão gratuita do Bitdefender VPN para Premium VPN no Android.