Não consegue utilizar uma aplicação quando o Bitdefender VPN está conectado? Eis o que fazer

Se uma aplicação em particular não funcionar após a ligação à Bitdefender VPN, enquanto outros programas instalados no seu dispositivo ainda tiverem acesso à Internet, siga os passos de resolução de problemas abaixo. Alguns serviços detectam e bloqueiam o tráfego dos servidores VPN para impor restrições geográficas. Consequentemente, as aplicações que utilizam esses serviços não irão carregar ou exibir erros quando a ligação à Internet for filtrada através de uma VPN.

Para determinar se o problema é causado pela VPN, desligar temporariamente a Bitdefender VPN e depois tentar utilizar novamente a aplicação afectada (por exemplo, Outlook ou outra aplicação de correio electrónico, Xbox, Steam, etc.). Para desligar a Bitdefender VPN, prima o botão de alimentação na sua interface. Se o software ainda não estiver utilizável após a Bitdefender VPN ter sido interrompida, o problema tem outras causas. Se a funcionalidade da aplicação for retomada após a desactivação da VPN, então a Bitdefender VPN é a culpada.

Aqui está tudo o que pode tentar depois de descobrir que uma aplicação não está a funcionar correctamente quando a Bitdefender VPN está activa.

 

Passo 1 - Ligar a outro servidor Bitdefender VPN

Alguns serviços bloqueiam o tráfego das VPNs para limitar geograficamente a utilização e o acesso ao seu conteúdo. O geo-bloqueio é feito através da identificação de um endereço IP. O que é que isso significa? Por exemplo, se vive nos EUA e liga a VPN Bitdefender ao servidor da Suécia, um IP correspondente a esse país será atribuído ao seu dispositivo. Agora, aparecerá como se estivesse a aceder à Internet a partir da Suécia. Assim, se um serviço não estiver disponível na Suécia, a sua aplicação deixará de funcionar correctamente.

Ligar a outro servidor Bitdefender VPN

Mudança do servidor quando uma aplicação não funciona com o Bitdefender VPN

Portanto, se uma aplicação não funcionar com Bitdefender VPN, a primeira coisa a fazer é alterar a localização do servidor a partir da lista de localizações disponíveis.

Comece com o país em que se encontra actualmente. A Bitdefender Premium VPN fornece servidores em mais de 45 regiões em todo o mundo. Se não houver servidor VPN para o seu país ou se a localização VPN já estiver definida para o seu país, então escolha a região mais próxima. Por exemplo, se vive no Mónaco, escolha a ligação à França.

Para se ligar a um servidor diferente:

  1. Abra a aplicação Bitdefender VPN Bitdefender VPN no seu dispositivo.
  2. Prima o botão Localização Virtual na parte inferior da interface.
  3. Seleccione o país que desejar, ou escreva o nome de um país na barra de pesquisa para filtrar os seus resultados.
  4. Clique no botão Ligar a [país de escolha] na parte inferior da interface.

Se o aplicativo não funcionar independentemente do servidor VPN, vá para o passo seguinte.

 

Passo 2 - Utilizar o Túnel Dividido para contornar a VPN

Split Tunneling (Túnel Dividido) permite encaminhar a aplicação que não funciona com a VPN Bitdefender fora do túnel VPN, para aceder directamente à Internet. Esta funcionalidade está actualmente disponível apenas em Windows & Android e é útil para vários fins:

  • Preservar largura de banda - o tráfego VPN é encriptado, pelo que é transmitido mais lentamente do que o tráfego normal, não encriptado. A activação do túnel dividido pode aumentar a velocidade, o que é primordial se a rede tiver restrições de largura de banda.
  • Utilizar Recursos LAN - Se precisar de aceder a recursos da rede, tais como pastas, dispositivos ou serviços partilhados, fazê-lo é impossível se todo o seu tráfego for encaminhado através de um túnel VPN. O túnel dividido permite-lhe excluir certas aplicações ou serviços de serem tunelizados, permitindo-lhe aceder a recursos LAN.
  • Segurança melhorada para trabalho remoto - A tunelização dividida permite aos funcionários trabalhar remotamente com recursos sensíveis de forma segura através de uma ligação encriptada, ao mesmo tempo que lhes permite aceder mais rapidamente a outros recursos não críticos da Internet através da sua ligação ISP.
  • Flexibilidade - Enquanto viaja, pode permitir o túnel dividido para aceder a conteúdos no seu país de origem e ainda utilizar aplicações locais restritas geograficamente, excluindo-as do túnel VPN encriptado.

Seleccione uma das seguintes opções para mais informações:

As aplicações adicionadas à lista Túnel Dividido devem agora funcionar com o Bitdefender VPN. Para remover uma aplicação de Túnel Dividido, clicar no ícone da lata de lixo ao lado do seu nome.

 

Passo 3 - Alterar o seu servidor DNS padrão

Se o aplicativo ainda não funcionar ou se ligar via VPN, considere alterar as definições do DNS no seu dispositivo.

O DNS (Domain Name System) funciona como uma lista telefónica para dispositivos com acesso à Internet: permite-lhe aceder a sítios Web e outros serviços em linha, utilizando nomes de domínio em vez de endereços IP. A maioria dos utilizadores depende de servidores DNS fornecidos por ISP. Embora isto não seja inerentemente errado, o seu ISP (Internet Service Provider) ou administrador de rede pode facilmente impedi-lo de aceder a determinadas aplicações e serviços, colocando o seu domínio numa lista negra. A parte boa é que pode contornar isto alterando o seu servidor DNS fornecido pelo ISP.

Alterar o seu DNS é perfeitamente legal, reversível e, a menos que o seu ISP tenha algumas limitações por cabo, é também uma óptima forma de contornar o geoblocking. Siga este guia para alterar as suas definições DNS e veja se é por isso que a sua aplicação não funciona.

 

Passo 4 - Configurar um endereço de gateway por defeito

Se ainda tiver problemas na ligação da sua aplicação à Internet enquanto a VPN estiver ligada, defina o tráfego Bitdefender VPN para utilizar a gateway padrão na sua rede.

ⓘ Nota: Esta secção só se aplica aos computadores Windows.

1. Primeiro, abra as suas Ligações de Rede: prima o menu Iniciar windows key do Windows no seu ecrã, depois digite ncpa.cpL e prima a tecla Enter no seu teclado.

ncpa.cpL

2. A janela Ligações de Rede irá aparecer no seu ecrã, exibindo vários ícones. Cada ícone representa um adaptador de rede específico do seu computador (por exemplo, Bluetooth, cabo de rede, Wi-Fi, etc.). O Adaptador TAP-Windows V9 é o adaptador Bitdefender VPN

Faça duplo clique no ícone TAP-Windows Adapter V9 nesta lista, ou clique com o botão direito do rato e escolha Propriedades no menu.

TAP-Windows Adapter V9

 

3. Seleccione o Protocolo Internet Versão 4 (TCP/IPv4) e depois clique no botão Propriedades abaixo.

Uma aplicação não se pode ligar através de Bitdefender VPN? Tente isto - Default Gateway solution

 

4. Abra o separador Geral na janela que exibe as propriedades do protocolo TCP/IPv4, depois clique no botão Avançadas.

Uma aplicação não se pode ligar através de Bitdefender VPN? Tente isto- Default Gateway solution

 

5. Ir para o separador Definições de IP e clicar no botão Adicionar na secção Gateways por defeito.

Default gateways

 

6.  Introduza o endereço IP do seu router, depois prima o botão Adicionar, e OK para guardar a modificação.

IP

 

Como encontrar o seu Gateway por defeito

No exemplo acima, adicionámos um gateway padrão 192.168.0.1 que é o endereço IP padrão da maioria dos routers e modems ADSL.

Para encontrar o IP do seu próprio router:

  • vá ao menu Iniciar ncpa.cpL do Windows, digite em cmd e prima Enter
  • digite ipconfig na janela de Prompt de Comando, depois pressione Enter
  • o seu endereço IP de gateway é mostrado ao lado de Default Gateway (Gateway por defeito)

Default Gateway

 

Depois de seguir todos os passos acima, voltar a ligar à Bitdefender VPN. A aplicação que inicialmente não funcionava deve agora poder ligar-se à Internet.