Este artigo irá mostrar-lhe como adicionar uma excepção de firewall para permitir uma impressora ou outro dispositivo de rede. Dependendo da rede a que está ligado, a firewall pode bloquear a ligação entre o seu sistema e outro dispositivo, como outro PC, um scanner, ou uma impressora. Como resultado, já não poderá partilhar ou imprimir ficheiros. Neste caso, a melhor solução é configurar o Bitdefender para permitir a passagem de dados de impressão através da firewall para a impressora.
Vídeo tutorial
ⓘ Nota: Para alterar as legendas do vídeo para a sua língua materna clique no botão CC na parte inferior do vídeo para ligar as legendas, depois prima o ícone ⚙︎, seleccione Subtitles/CC, clique em Auto-translate, e escolha a língua da sua escolha.
Adicionar uma excepção de impressora ou de IP no Bitdefender Firewall
Siga os passos abaixo para adicionar uma excepção Bitdefender firewall que permitirá o acesso à sua impressora ou outro dispositivo de rede:
1. Abra a interface principal do Bitdefender.
2. Vá à janela Proteção e desligue temporariamente o módulo de firewall para verificar se este interfere com a impressora.
- Se puder imprimir/acessar o dispositivo de rede quando a firewall Bitdefender estiver desactivada, volte a activá-la e depois continue para o passo seguinte.
- Se mesmo assim não conseguir imprimir/acessar o dispositivo de rede quando a firewall Bitdefender estiver desactivada, significa que o problema não é causado pela firewall Bitdefender. Poderá querer verificar outras causas possíveis, tais como as mencionadas na segunda parte deste artigo.
3. Clique no botão Configurações no módulo Firewall.
4. Vá ao separador ADAPTADORES DE REDE. Clique na caixa correspondente ao seu adaptador de rede e selecione Casa/Escritório.
5. Vá ao separador CONFIGURAÇÕES.
6. Clique em Editar configurações escondidas.
7. Coloque o interruptor correspondente ao seu adaptador de rede em modo Desligado (interruptor cinzento). Em seguida, clique em OK.
8. Agora, vá ao separador REGRAS e clique em Adicionar regra.
9. Na parte superior da janela, coloque o interruptor para SIM, para Aplicar esta regra em todas as aplicações.
10. Vá ao link Ocultar configurações avançadas e role para baixo.
11. Ao lado de Endereço remoto personalizado, coloque o botão em modo Ligado. Então, abaixo dele, digite o IP do dispositivo que deseja conectar no campo correspondente.
12. Finalmente, clique em Salvar para confirmar a nova regra de firewall. Agora deverá poder utilizar a sua impressora ou dispositivo de rede quando a firewall estiver activada.
ⓘ Nota: Se mesmo assim não conseguir ligar-se à impressora ou ao dispositivo de rede depois de adicionar uma exclusão para o mesmo, o problema pode não estar relacionado com a firewall Bitdefender. Verifique outras causas possíveis, tais como as que se seguem.
O firewall de outro dispositivo pode estar a bloquear a partilha de ficheiros e impressoras com o seu computador
Se estiver a utilizar outro software de firewall, consulte por favor a sua documentação. Não utilize mais do que uma firewall activada simultaneamente no seu computador. Por exemplo, pode ter a firewall do Windows que vem com o sistema operativo e uma firewall de terceiros activada ao mesmo tempo. O uso simultâneo de múltiplas firewalls não aumentará a segurança do seu computador. Pode levar a problemas de conectividade.
Se estiver a utilizar a Firewall do Windows, configure-a para permitir a partilha de ficheiros e impressoras como se segue:
- No Windows 7: 1. clique em Iniciar, vá ao Painel de Controlo, e seleccione Sistema e Segurança. 2. Vá ao Windows Firewall e depois clique em Permitir um programa através do Windows Firewall. 3. Verifique a caixa Partilha de Ficheiros e Impressora.
- No Windows 8.1: 1. No ecrã inicial do Windows, localizar o Painel de Controlo (por exemplo, pode digitar "Painel de Controlo" directamente no ecrã inicial) e depois clicar no seu ícone. 2. Clique em Sistema e Segurança, vá a Firewall do Windows e seleccione Permitir uma aplicação através da Firewall do Windows. 3. Verifique a caixa de Partilha de Ficheiros e Impressora e depois clique em OK.
- No Windows 10 e 11: 1. Clique no menu Iniciar, digite "Permitir um programa através do Windows Firewall" no campo de pesquisa da barra de tarefas e clique no seu ícone. 2. Clique em Change Settings (Alterar Definições). 3. Marque a caixa Ficheiro e Partilha de Impressora na lista de Aplicações Permitidas e depois clique em OK
Razões comuns pelas quais uma impressora partilhada em rede não imprime
- Poderá ter de iniciar sessão numa conta de administrador do Windows para aceder à impressora partilhada.
- A impressora é configurada para permitir o acesso apenas a determinados dispositivos e utilizadores. Se estiver a partilhar a sua impressora, verifique se a impressora permite o acesso do utilizador a partir de outro dispositivo. Se tentar ligar-se a uma impressora partilhada, verifique com o utilizador do outro dispositivo que está autorizado a ligar-se à impressora.
- A impressora ligada ao seu dispositivo ou ao outro dispositivo não é partilhada ou - se for partilhada - não foi adicionada ao dispositivo. Para saber como gerir a partilha da impressora (partilhar uma impressora, definir ou remover permissões para uma impressora, ligar a uma impressora em rede ou a uma impressora partilhada) consulte o Centro de Ajuda e Suporte do Windows (no menu Iniciar, clique em Ajuda e Suporte).
- O acesso a uma impressora de rede pode ser limitado apenas a dispositivos e utilizadores específicos. Consulte o administrador da rede para saber se tem permissão para se ligar a essa impressora.