Como configurar o Bitdefender Firewall para funcionar com a impressora

Este artigo irá mostrar-lhe como adicionar uma excepção de firewall para permitir uma impressora ou outro dispositivo de rede. Dependendo da rede a que está ligado, a firewall pode bloquear a ligação entre o seu sistema e outro dispositivo, como outro PC, um scanner, ou uma impressora. Como resultado, já não poderá partilhar ou imprimir ficheiros. Neste caso, a melhor solução é configurar o Bitdefender para permitir a passagem de dados de impressão através da firewall para a impressora.

 

Vídeo tutorial

ⓘ Nota: Para alterar as legendas do vídeo para a sua língua materna clique no botão CC na parte inferior do vídeo para ligar as legendas, depois prima o ícone ⚙︎, seleccione Subtitles/CC, clique em Auto-translate, e escolha a língua da sua escolha.

 

Adicionar uma excepção de impressora ou de IP no Bitdefender Firewall

Siga os passos abaixo para adicionar uma excepção Bitdefender firewall que permitirá o acesso à sua impressora ou outro dispositivo de rede:

1. Abra a interface principal do Bitdefender.

 

2. Vá à janela Proteção e desligue temporariamente o módulo de firewall para verificar se este interfere com a impressora.

  • Se puder imprimir/acessar o dispositivo de rede quando a firewall Bitdefender estiver desactivada, volte a activá-la e depois continue para o passo seguinte.
  • Se mesmo assim não conseguir imprimir/acessar o dispositivo de rede quando a firewall Bitdefender estiver desactivada, significa que o problema não é causado pela firewall Bitdefender. Poderá querer verificar outras causas possíveis, tais como as mencionadas na segunda parte deste artigo.

Desative o firewall para ver se está bloqueando a impressora.

 

3. Clique no botão Configurações no módulo Firewall.

 

4. Vá ao separador ADAPTADORES DE REDE. Clique na caixa correspondente ao seu adaptador de rede e selecione Casa/Escritório.

 

5. Vá ao separador CONFIGURAÇÕES.

 

6. Clique em Editar configurações escondidas.

 

7. Coloque o interruptor correspondente ao seu adaptador de rede em modo Desligado (interruptor cinzento). Em seguida, clique em OK.

 

8. Agora, vá ao separador REGRAS e clique em Adicionar regra.

 

9. Na parte superior da janela, coloque o interruptor para SIM, para Aplicar esta regra em todas as aplicações.

 

10. Vá ao link Ocultar configurações avançadas e role para baixo.

 

11. Ao lado de Endereço remoto personalizado, coloque o botão em modo Ligado. Então, abaixo dele, digite o IP do dispositivo que deseja conectar no campo correspondente.

 

12. Finalmente, clique em Salvar para confirmar a nova regra de firewall. Agora deverá poder utilizar a sua impressora ou dispositivo de rede quando a firewall estiver activada.

ⓘ Nota: Se mesmo assim não conseguir ligar-se à impressora ou ao dispositivo de rede depois de adicionar uma exclusão para o mesmo, o problema pode não estar relacionado com a firewall Bitdefender. Verifique outras causas possíveis, tais como as que se seguem.

 

 

O firewall de outro dispositivo pode estar a bloquear a partilha de ficheiros e impressoras com o seu computador

Se estiver a utilizar outro software de firewall, consulte por favor a sua documentação. Não utilize mais do que uma firewall activada simultaneamente no seu computador. Por exemplo, pode ter a firewall do Windows que vem com o sistema operativo e uma firewall de terceiros activada ao mesmo tempo. O uso simultâneo de múltiplas firewalls não aumentará a segurança do seu computador. Pode levar a problemas de conectividade.

Se estiver a utilizar a Firewall do Windows, configure-a para permitir a partilha de ficheiros e impressoras como se segue:

  • No Windows 7: 1. clique em Iniciar, vá ao Painel de Controlo, e seleccione Sistema e Segurança. 2. Vá ao Windows Firewall e depois clique em Permitir um programa através do Windows Firewall. 3. Verifique a caixa Partilha de Ficheiros e Impressora.
  • No Windows 8.1: 1. No ecrã inicial do Windows, localizar o Painel de Controlo (por exemplo, pode digitar "Painel de Controlo" directamente no ecrã inicial) e depois clicar no seu ícone. 2. Clique em Sistema e Segurança, vá a Firewall do Windows e seleccione Permitir uma aplicação através da Firewall do Windows. 3. Verifique a caixa de Partilha de Ficheiros e Impressora e depois clique em OK.
  • No Windows 10 e 11: 1. Clique no menu Iniciar, digite "Permitir um programa através do Windows Firewall" no campo de pesquisa da barra de tarefas e clique no seu ícone. 2. Clique em Change Settings (Alterar Definições). 3. Marque a caixa Ficheiro e Partilha de Impressora na lista de Aplicações Permitidas e depois clique em OK

 

 

Razões comuns pelas quais uma impressora partilhada em rede não imprime

  • Poderá ter de iniciar sessão numa conta de administrador do Windows para aceder à impressora partilhada.
  • A impressora é configurada para permitir o acesso apenas a determinados dispositivos e utilizadores. Se estiver a partilhar a sua impressora, verifique se a impressora permite o acesso do utilizador a partir de outro dispositivo. Se tentar ligar-se a uma impressora partilhada, verifique com o utilizador do outro dispositivo que está autorizado a ligar-se à impressora.
  • A impressora ligada ao seu dispositivo ou ao outro dispositivo não é partilhada ou - se for partilhada - não foi adicionada ao dispositivo. Para saber como gerir a partilha da impressora (partilhar uma impressora, definir ou remover permissões para uma impressora, ligar a uma impressora em rede ou a uma impressora partilhada) consulte o Centro de Ajuda e Suporte do Windows (no menu Iniciar, clique em Ajuda e Suporte).
  • O acesso a uma impressora de rede pode ser limitado apenas a dispositivos e utilizadores específicos. Consulte o administrador da rede para saber se tem permissão para se ligar a essa impressora.