Home » Consumer Support » Como posso impedir que os Meus Dispositivos se substituam uns aos outros na Bitdefender Central?

Como posso impedir que os Meus Dispositivos se substituam uns aos outros na Bitdefender Central?

Este artigo explica porque é que, em casos extremamente raros, a Bitdefender Central não exibe o número correcto de dispositivos em que instalou a Bitdefender porque alguns dispositivos se substituem entre si e não aparecem simultaneamente. Dois dos dispositivos são erradamente vistos com o mesmo nome de computador. E apenas um deles aparece na Central de cada vez. Ainda que o produto de segurança Bitdefender instalado localmente indique que ambos os dispositivos são seguros.

 

Porque é que os meus dispositivos substituem um ao outro na Bitdefender Central?

Actualmente, liga-se um computador protegido pela Bitdefender e este é exibido na Bitdefender Central - Os Meus Dispositivos. Mas se ligar outro computador também protegido pela Bitdefender, este substitui o primeiro da secção "Os Meus Dispositivos". Porque é que isto acontece?

A questão está ligada a endereços MAC duplicados. Um endereço MAC é um identificador único de hardware de uma placa de rede. Bitdefender está a utilizar o endereço MAC como um identificador único, o que normalmente faria sentido, uma vez que este deveria ser único. No entanto, alguns programas de terceiros adicionam o mesmo endereço MAC em cada dispositivo. Como este endereço MAC é o mesmo, a Bitdefender está a considerar o segundo dispositivo o mesmo que o primeiro, uma vez que pode corresponder a um endereço MAC e está a substituir o sistema original pelo último a ser ligado.

Se dois ou mais dispositivos tiverem o mesmo endereço MAC físico ou virtual, independentemente da rede, a Bitdefender Central identifica-os como o mesmo dispositivo e mostra apenas um de cada vez nos Meus Dispositivos. Isto é comum com software de virtualização (por exemplo, VMware, VirtualBox, Parallels, Bootcamp, etc.) e algumas aplicações VPN que geram o mesmo endereço MAC em todos os dispositivos, levando a um conflito de endereço MAC. No entanto, não se restringe a este tipo de software. Os novos modelos MacBook Pro utilizam o mesmo endereço MAC para iBridge Ethernet - a Barra de Toque. Uma vez que este endereço MAC é o mesmo, a Bitdefender Central está a considerar o segundo dispositivo o mesmo que o primeiro, uma vez que pode corresponder a um endereço MAC e está a substituir o computador Mac original pelo último Mac ligado à Internet.

 

Como posso verificar se os Meus Dispositivos partilham o mesmo endereço MAC?

Para saber se o mesmo endereço MAC é atribuído aos seus computadores, siga estes passos abaixo:

 

Encontrar os endereços MAC de um PC Windows

 

Encontrar os endereços MAC de um Mac

 
    1. Abra o Prompt de Comando: clique no menu Iniciar do Windows, digite cmd e depois prima a tecla Enter.
    2. Digite ipconfig /all na janela negra de comandos que aparece, e depois carregue em Enter.
    3. Compare o número que aparece ao lado do Endereço Físico para todas as redes da lista (não apenas o adaptador de rede actualmente utilizado), em ambos os computadores.

Por exemplo, se o VMware estiver instalado nos seus computadores Windows, terá o mesmo endereço MAC para duas máquinas:

Adaptador Ethernet Adaptador de Rede VMware VMnet1:
Sufixo DNS específico da ligação :
Descrição . . . . . . . . . . : Adaptador Ethernet Virtual VMware para VMnet1
Endereço físico. . . . . . . . . : 00-50-56-C0-00-01

 
    1. Clique no ícone do Finder na sua doca.
    2. A seguir, clique em Ir no canto superior esquerdo do ecrã, na barra de menu.
    3. Seleccione Utilities a partir do menu.
    4. Clique duas vezes em Terminal para abrir esta ferramenta.
    5. Digite ifconfig -a no Terminal e depois prima a tecla Return / Enter.
    6. Compare o número que aparece ao lado de ether para todas as redes da lista, em ambas as máquinas.

 

 

Os Meus Dispositivos ainda estão protegidos se não forem exibidos simultaneamente na Bitdefender Central?

Isto é apenas uma falha na forma como a Bitdefender Central os exibe, sem qualquer impacto na segurança dos dispositivos. Os seus Dispositivos ainda estão protegidos apesar de se substituírem e não serem exibidos ao mesmo tempo na Bitdefender Central.

Para verificar o estado de segurança de cada dispositivo:

 

Descobrir se Bitdefender está a proteger o Windows

 

Descobrir se Bitdefender está a proteger o macOS

 
    • Faça duplo clique no atalho Bitdefender no seu Ambiente de Trabalho para trazer a solução de segurança Bitdefender instalada no seu PC.
    • Está protegido e tudo está bem se o escudo estiver verde e o painel de instrumentos indicar: Está seguro.
 
    • Clique no ícone B na barra de menu do seu Mac (perto da data e hora), depois seleccione "Abrir Janela Principal" para abrir a interface Bitdefender Antivirus for Mac.
    • Está protegido e tudo está bem se o escudo estiver verde e o painel de instrumentos indicar: Está seguro.

 

 

Como posso impedir que os Meus Dispositivos se substituam uns aos outros na Bitdefender Central?

Se os seus dispositivos substituem um ao outro na Bitdefender Central e tiver descoberto que têm um ou mais endereços MAC em comum, terá de remover, modificar ou desactivar os endereços MAC idênticos para que ambos os sistemas possam aparecer na Central. Abaixo estão três soluções com diferentes graus de dificuldade.

 

Solução 1: Remover a aplicação que gera endereços MAC duplicados - Nível de dificuldade Fácil

A maneira mais fácil é desinstalar a aplicação que gerou o mesmo endereço MAC em primeiro lugar. Se já não utilizar essa aplicação VPN ou esse software de virtualização, etc., basta desinstalá-la.

Como desinstalar uma aplicação em Windows    |    Como desinstalar uma aplicação em macOS

Em seguida, reinicie o sistema que falta na Bitdefender Central, e poderá vê-lo novamente na secção "Os Meus Dispositivos".

 

Solução 2: Desactivar adaptadores de rede duplicados - Nível de Dificuldade Médio

Se desejar manter o seu software de máquina virtual ou VPN, desactive antes o seu adaptador de rede correspondente. Desta forma, a Bitdefender Central deixará de pensar que é o mesmo computador e exibirá apenas um de cada vez.

1. Abra o produto Bitdefender instalado no seu dispositivo.

2. Siga estes passos para aceder à funcionalidade Trocar Conta e iniciar sessão com a mesma conta Bitdefender Central - Como mudar a sua conta em Bitdefender.

3. Em seguida, remova o dispositivo em que se encontra atualmente da sua conta na Bitdefender Central - Como remover um dispositivo da Bitdefender Central.

4. Agora, regresse ao computador que não aparece na Bitdefender Central e siga os passos abaixo, dependendo do sistema operativo que corre no dispositivo.

 

Desactivar um Adaptador de Rede de um PC Windows

 

Desactivar um Adaptador de Rede de um Mac

 
    • Ir para Ligações de Rede: Prima o menu Iniciar do Windows no canto inferior esquerdo do seu ecrã, depois escreva ncpa.cpL e prima Enter no seu teclado. Isto irá abrir a sua lista de adaptadores de rede.
    • Clique com o botão direito do rato em cada um dos adaptadores virtuais (VMware, VirtualBox, etc.) e desactive-os. Isto irá remover as entradas de endereço MAC duplicadas do seu sistema.
    • Para confirmar a acção, pode abrir uma janela de Prompt de Comando (abra o Menu Iniciar, digite cmd e clique em Prompt de Comando). No Prompt de Comando, digite ipconfig /all e certifique-se de que o endereço MAC duplicado já não está listado.

 

Os meus dispositivos substituem um ao outro na Bitdefender Central - desactivar o endereço MAC duplicado de un PC

Desactivar um Adaptador de Rede de um PC Windows

 
    • Clique no logótipo da Apple  no canto superior esquerdo do ecrã, e seleccione Preferências do Sistema no menu.
    • Aceda ao ícone Rede para abrir o painel de Preferências de Rede.
    • No lado esquerdo da janela Rede, seleccione o nome do adaptador virtual ou VPN.
    • Para desactivar o adaptador seleccionado, clicar no botão em forma de engrenagem ⚙︎ ou no ícone do menu ... junto ao sinal menos no canto inferior esquerdo da janela, e depois seleccionar: Tornar o Serviço Inactivo.
    • Clique no botão Aplicar para desactivar o endereço MAC duplicado.

 

Os meus dispositivos substituem um ao outro na Bitdefender Central - desactivar o endereço MAC duplicado de un Mac

Desactivar um Adaptador de Rede de um Mac

 

5. Finalmente, reinicie o sistema que está em falta na Bitdefender Central. Após reiniciar, poderá vê-lo novamente na secção "Os Meus Dispositivos".

 

Solução 3: Alterar o endereço MAC duplicado - Nível de Dificuldade Duro

Uma solução mais complexa é modificar o endereço MAC numa das máquinas com um endereço MAC duplicado para que todos os dispositivos ligados à Bitdefender Central tenham identificadores únicos.

Nota: Recomenda-se a realização desta acção apenas se for um utilizador avançado do computador. A Bitdefender não assume qualquer responsabilidade por quaisquer danos ou problemas de conectividade sofridos como resultado destas etapas.

 

Após completar com sucesso qualquer uma das soluções acima mencionadas, os seus dispositivos deixarão de se substituir uns aos outros e todos os computadores devem preencher a Bitdefender Central ao mesmo tempo.

Este artigo foi útil?
No votes yet.
Please wait...

    Sorry about that

    How can we improve it?

    For any issues with Bitdefender you can always contact us using this form

    Popular tutorial videos icon

    Vídeos tutoriais populares