Como remover ameaças detectadas em anexos de e-mail após um scan Bitdefender

Este artigo irá mostrar-lhe como encontrar e remover ameaças detectadas em anexos de de e-mail após uma verificação Bitdefender, para que o ficheiro .pst do Outlook ou outro arquivo de correio electrónico armazenado localmente no seu computador pessoal não fique em quarentena ou seja eliminado.

 

Visão geral

O Bitdefender verifica em tempo real a entrada e saída de e-mails para ameaças cibernéticas. Pode também identificar malware nas bases de dados de correio electrónico e nos arquivos de correio electrónico mantidos no disco, mas não pode desinfectar ameaças que já lá se encontrem. Quando são detectados itens infectados dentro do Outlook e Thunderbird, estes normalmente não podem ser limpos devido ao facto de os arquivos de correio electrónico não poderem ser reembalados. No final do scan Bitdefender, será informado de que não foi tomada qualquer acção contra os anexos de correio electrónico e ser-lhe-á pedido que escolha uma acção para remover a infecção:

  • Tomar acções adequadas - Os ficheiros .pst do Outlook que não podem ser desinfectados são movidos para quarentena para isolar a infecção. Os ficheiros em quarentena não podem ser executados ou abertos, pelo que o risco de infecção desaparece. Os ficheiros em quarentena com mais de 30 dias são automaticamente apagados se não forem restaurados dentro deste período.
  • Apagar - Remove permanentemente todo o ficheiro .pst do disco.
  • Não tomar acção - Nenhuma medida será tomada sobre os ficheiros detectados. Após a conclusão da verificação, pode abrir o registo de verificação para ver informações sobre estes ficheiros.

Infecção detectada em anexos de e-mail

 

Porque é que o Bitdefender não elimina os e-mails infectados?

Existe o risco de perder todo o ficheiro .pst. Outlook .pst é um ficheiro de base de dados maciço que contém todos os seus emails e respectivos anexos. Bitdefender tem de extrair esse e-mail e anexo infectados e voltar a juntar o ficheiro de base de dados sem o danificar. Esta acção não é tecnicamente possível e a maioria das soluções de segurança abortam qualquer tentativa, pois pode corromper irremediavelmente o ficheiro .pst.

Se o ficheiro .pst fosse simplesmente apagado, o resultado seria a perda de todas as mensagens de correio electrónico de há anos atrás. Em circunstâncias normais, o Bitdefender moveria simplesmente um ficheiro infectado que não pode ser desinfectado para a quarentena. Mas isso colocaria em quarentena todo o arquivo de correio electrónico que não é o ideal, sendo o resultado final o mesmo - todas as mensagens de correio electrónico estariam em falta.

Além disso, se a aplicação de correio electrónico estiver aberta, o scan não pode tomar qualquer medida, porque a base de dados de correio electrónico está a ser utilizada.
Por todas estas razões, a solução não é assim tão simples. Por muito onerosa que seja a pesquisa manual do assunto do correio electrónico e a eliminação um a um do correio electrónico/arquivo infectado, é preferível à perspectiva de perder todas as suas mensagens de correio electrónico.

 

Como remover com segurança as ameaças detectadas nos anexos de e-mail

Por vezes é necessário localizar a mensagem infectada utilizando a informação fornecida no registo de verificação e apagar manualmente o correio electrónico que tem um ficheiro infectado anexado.

Se verificar o seu PC com o Bitdefender e o registo de verificação reporta itens não resolvidos (geralmente um Trojan) localizados num arquivo de correio electrónico, tome nota do que encontrou - particularmente qualquer referência ao correio electrónico real - e opte por não tomar qualquer medida. Isto permitir-lhe-á localizar a mensagem infectada mais tarde no Outlook / Thunderbird utilizando a informação fornecida no relatório de scan e apagar o email com um anexo infectado manualmente, depois esvaziar a pasta Itens Eliminados. Esta é a opção mais segura, mas recomenda-se que faça primeiro o backup das suas mensagens de correio electrónico.

Eis como remover com segurança as mensagens de correio electrónico infectadas do seu computador:

 

1. Abrir o registo de scan Bitdefender e utilizar as informações de identificação (Assunto, De, Até) das mensagens infectadas para as localizar no cliente de e-mail.

Pode abrir o registo de scan directamente a partir do assistente de scan, uma vez terminado o scan, clicando em MOSTRAR O REGISTO.

remover com segurança as ameaças detectadas nos anexos de e-mail

Para verificar o registo de verificação numa altura posterior:

  • Clique em Notificações Notificações no menu do lado esquerdo da interface Bitdefender.
  • No separador Critical, seleccionar o último evento de varrimento Bitdefender para o expandir.
  • O Bitdefender fornecerá uma visão geral dos resultados da varredura. Para abrir o registo de varredura, clique em Ver registo.

 

2. Vá à secção "Itens não resolvidos" do registo de verificação Bitdefender para ver detalhes sobre o correio electrónico infectado. A seguinte informação está disponível:

  • Arquivo de e-mail - por exemplo C:\Users\YourUsername\AppData\Local\Microsoft\Outlook\Outlook.pst
  • Tempo - Ex. [2018=>09=>25. 22:01:53]
  • Assunto - Por exemplo [Assunto: POSTA CERTIFICATA Invoice]
  • Remetente - Ex. [De: John Smith]
  • Nome do anexo - Ex. ACC_510840.doc

 

3. Em seguida, abra o seu cliente de e-mail - o software que utiliza para enviar e receber e-mails. Exemplos típicos incluem o Microsoft Outlook e o Mozilla Thunderbird.

 

4. Use a informação encontrada no registo de scan para localizar e apagar todas as mensagens infectadas.

ⓘ Nota

Se os e-mails detectados não puderem ser encontrados na sua caixa de entrada ou noutras pastas de contas de e-mail, são muito provavelmente spam. Basta apagar todas as mensagens de correio electrónico em Spam / Junk.

 

5. No final, certifique-se de esvaziar a pasta Itens Eliminados / Lixo Electrónico da sua aplicação de correio electrónico, caso contrário as mensagens que contenham malware serão detectadas novamente através de futuros scans. A maioria dos clientes de correio electrónico também move a mensagem eliminada para uma pasta de recuperação, a partir da qual pode ser recuperada. Deve certificar-se de que a mensagem é apagada também desta pasta de recuperação.

É assim que pode apagar apenas os emails que contenham vírus e não todo o ficheiro .pst.

 

Se o Bitdefender ainda detectar e-mails infectados que não possam ser resolvidos, execute uma verificação completa do sistema e envie o registo para a nossa Equipa de Apoio através do formulário de contacto. Consulte este artigo para saber como analisar o seu PC com Bitdefender & exportar o registo de análise.