Como remover manualmente um ficheiro infetado do seu computador

Para remover manualmente um ficheiro infetado do seu computador, precisa de realizar os passos abaixo:

1. Reinicie o computador no Modo de Segurança. Pode fazer isso ao seguir os passos no nosso artigo aqui.

2. Exiba objetos ocultos no Windows. Informações sobre como exibir objetos ocultos podem ser encontradas aqui.

3. Localize e apague o ficheiro infetado (clique com o botão direito no ficheiro e selecione Apagar). No nosso exemplo, o ficheiro infetado é:

C:\test\eicar.com.txt

4. Após fazer isso, pode reiniciar o computador no modo normal e executar a Análise do Sistema do Bitdefender para se assegurar de que o computador está limpo.

NOTA: Se ficheiros infetados ainda estiverem no sistema (e não foram resolvidos pela análise do Bitdefender), gere um registo de análise e envie-o para a Equipa de Suporte Técnico por meio da incidência que tem aberta connosco. Pode ver aqui no nosso artigo Como gerar um registo de verificação . Se você não tiver uma incidência, preencha este Formulário de Contato.

NOTA: Recomendamos remover um arquivo infectado apenas se tiver certeza de que não é um arquivo importante do sistema operacional. Apagar um ficheiro do sistema pode resultar em mau funcionamento do seu sistema operativo. Se não tem a certeza sobre o ficheiro, entre em contato com o Departamento de Atendimento ao Consumidor.

 

Os tipos de ficheiros mais comuns que pode encontrar e que podem ser apagados com segurança

Ficheiros temporários do Windows

Os ficheiros temporários normalmente são reconhecidos da seguinte forma:

• .tmp files found on C:\, C:\Windows, C:\Windows\temp, etc.

• ficheiros encontrados nos locais:

C:\Windows\temp

C:\Users\AppData\LocalTemp 

NOTA: As unidades do sistema exibidas são aqueles onde se encontram o volume primário de inicialização e o sistema operativo. A predefinição é a unidade C:\. Ou então, modifique os percursos de acordo.

Para mais detalhes e instruções passo a passo, confira o artigo KB Como limpar ficheiros temporários.

 

Ficheiros temporários do Internet

Um ficheiro temporário da internet é um ficheiro utilizado por navegadores para armazenar dados para cada página da web ou endereço URL que visita. Quando o servidor envia os ficheiros da página da web para o browser, eles são armazenados num ficheiro para que na próxima vez que visitar o site, o browser vá buscar os dados do ficheiro temporário da internet.

Os ficheiros temporários da internet podem ser encontrados em locais diferentes, dependendo do browser:

• Para o Mozilla Firefox: Escreva about:cache na barra de endereços. A próxima página revelará a pasta de cache.

• Para o Google Chrome: C:\Users\%username%\AppData\Local\Google\Chrome\User Data\Default\Cache

Para o Internet Explorer, aqui estão os passos para ver a pasta

Para mais detalhes sobre os locais exatos e como apagar ficheiros temporários da internet, confira este artigo.

 

Ficheiros localizados em Informação do Volume do Sistema

Verifique este artigo KB para aprender a limpar pontos de restauração do sistema de Informação do Volume do Sistema

 

Ficheiros do e-mail que não podem ser remontados pelo Bitdefender

Para mais informações sobre como os limpar, confira este artigo.

 

Para ficheiros localizados em dispositivos óticos, como CDs, DVDs, discos Blue-Ray

Infelizmente, estes ficheiros não podem ser limpos, uma vez que ações de modificar/apagar não são permitidas nesse tipo de dispositivos de armazenamento. Pode ter a certeza de que, se ainda quiser utilizar o respectivo dispositivo, a Verificação no Acesso do Bitdefender protegerá o seu PC contra qualquer ataque. No entanto, recomendamos que tome medidas de segurança ou não utilize o dispositivo em computadores sem uma solução de segurança atualizada instalada.

 

Ficheiros localizados em armazenamentos de rede, NAS, partilhas de rede, unidades de rede mapeadas, etc.

Há vários motivos para o Bitdefender não conseguir limpar os respetivos ficheiros, tais como:

• Apenas tem permissões de leitura na respetiva partilha/armazenamento, portanto nenhuma ação pode ser tomada devido a privilégios limitados

• O partilha de rede tem um sistema operativo diferente, não suportado pelos seus mecanismos de vírus do Bitdefender.

Pode ter certeza de que, se ainda quiser aceder a essa partilha, a Análise no Acesso do Bitdefender protegerá o seu PC de qualquer ataque.

 

Ficheiros Tmp.ebd

Para remover os objetos infetados do seu computador, precisa de reiniciar os serviços Windows Update e Windows Search ao seguir estes passos:

• Desative temporariamente a Análise no Acesso do Bitdefender em Bitdefender > Antivírus > Abrir > Avançado > Bitdefender Shield. Utilize o botão LIGAR/DESLIGAR para a Análise no Acesso.

• Clique em Iniciare, em seguida, clique na caixa de pesquisa, escreva services.msc e prima Enter.

• Localize o serviço Windows Update, clique com o botão direito e escolha Reiniciar no menu pendente.

• Localize o serviço Pesquisa Windows e reinicie-o também.

• Reinicie o PC e verifique se o problema persiste.

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