Como desinstalar o Antivirus for Mac se o desinstalador padrão não funcionar

Isto é uma solução para as situações nas quais o Desinstalador Bitdefender falha ou não se encontra em /Library/Bitdefender/Central/Agent/BitdefenderUninstaller/

IMPORTANTE! Caso tenha um disco de reserva, recomendamos que faça uma nova cópia de reserva antes de prosseguir. Veja mais detalhes neste artigo: https://support.apple.com/HT201250

1. Reinicie o seu Mac e prima Command (⌘)-R durante o processo até ver o logótipo da Apple. Em alguns casos, ser-lhe-á pedido que escolha o idioma. Escolha o seu idioma desejado e clique na seta na parte inferior para continuar.

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2. A janela Utilitários será exibida (este exemplo é para o Sierra OS, mas é muito semelhante nas versões anteriores do SO).

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3. Selecione Utilitário de Disco e, em seguida, clique em Continuar

4. Selecione o seu disco de arranque (no exemplo, Macintosh HD):

• Se já estiver montado, verá a opção Desmontar. Neste caso, prossiga com o passo 5.

• Se não estiver montado, clique em Montar. Se estiver bloqueado pelo FileVault, será solicitada a sua palavra-passe de administrador para desbloqueá-lo. Escreva a mesma palavra-passe que utiliza para entrar no Mac.

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5. Saia do Utilitário de Disco para regressar à janela Utilitários: clique em Utilitário de Disco na barra do menu (próxima ao logótipo da Apple) e selecione Sair do Utilitário de Disco , ou simplesmente feche a janela.

6. Na barra do menu, clique em Utilitários e selecione Terminal.

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7. Na janela do Terminal, escreva o seguinte conjunto de comandos. No final de cada linha, prima Return/Enter no seu teclado.

NOTA: Certifique-se de escrever os comandos exatamente como os vê nos passos abaixo. Caso contrário, pode ocorrer perda de dados.

a. Primeiro, queremos utilizar o comando “LS” da LIST (pode utilizar letras minúsculas para este comando, como pode ser visto nas capturas de ecrã abaixo) para garantir que o disco de arranque (Macintosh HD) esteja montado. Então, escrevemos (há um espaço após o comando “ls”):

LS /Volumes/

e premimos Return. Isto exibirá todos os volumes montados, como na imagem abaixo. Se vir o seu disco de arranque (Macintosh HD), pode prosseguir para o passo b). Caso contrário, é possível que não tenha montado o disco de arranque. Neste caso, saia da janela do Terminal, regresse para o Utilitário de Disco e monte o disco. Também pode executar uma Reparação para reparar quaisquer potenciais erros de disco.

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Dica rápida! Escreva os primeiros caracteres do argumento (neste caso, /Volumes/) e, em seguida, prima a tecla TAB no seu teclado. Isto auto-completará o nome do argumento. Para o exemplo acima, escreva ls /Vol e, em seguida, prima TAB.

b. Agora, vejamos se temos a extensão SelfProtect.kext na pasta Extensões. Utilizaremos o mesmo comando “LS”.

NOTA: Pode notar que após Macintosh colocamos uma barra inversa “” e um espaço seguido de HD. O motivo é porque o nome do disco de arranque tem duas palavras. Se o nome do disco de arranque tivesse uma palavra, utilizaríamos e barra “/” sem espaços. Por exemplo, se o nome fosse MacintoshHD, o comando seria: LS /Volumes/MacintoshHD/Library/Extensions/

LS /Volumes/Macintosh HD/Library/Extensions/

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NOTA: Lembre-se de utilizar a função de auto-completar (tecla TAB ) para cada nome de diretório na cadeia de comando. Isto ajuda-lo-á a evitar erros de ortográficos.

c. Temos o ficheiro SelfProtect.kext. O próximo passo é apagá-lo. Para isso, utilizaremos o comando “rm -rf” (de REMOVE). Voltaremos a escrever a mesmo cadeia de cima, mas substitua “LS” por “rm -rf” e adicione o item que desejamos remover (SelfProtect.kext) no final.

rm –rf /Volumes/Macintosh HD/Library/Extensions/SelfProtect.kext

Vamos verificar se o ficheiro foi apagado. Utilize o comando do passo b.

LS /Volumes/Macintosh HD/Library/Extensions/

Dica rápida! Utilize as teclas de seta para cima para utilizar o comando anterior (navegue pelo histórico de comandos) e a seta para baixo se deseja voltar para os últimos comandos. Utilize as teclas de seta para a esquerda e direita para navegar para a esquerda ou direita da linha de comando.

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d. A extensão SelfProtect foi removida e podemos seguir para o próximo passo: verificar se tem a pasta Bitdefender e remova-a. Vamos experimentar todos os comandos de uma só vez (ainda precisa de premir Return/Enter após cada um).

LS /Volumes/Macintosh HD/Library/

rm –rf /Volumes/Macintosh HD/Library/Bitdefender/

LS /Volumes/Macintosh HD/Library/

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e. A pasta Bitdefender foi removida. Agora pode reiniciar no modo normal. Para isso, clique no logótipo da Apple na barra de menu e, em seguida, selecione Reiniciar.

8. Finalmente, pode instalar uma cópia nova do Antivirus for Mac a partir da Conta Central da Bitdefender. Veja mais detalhes no artigo de instalação.

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