Aqui você encontrará etapas de solução de problemas para erros comuns de atualização do Bitdefender Antivirus for Mac.
Importante!
- Verificar a frequência dos erros de atualização: Abra o Bitdefender, clique em "Notificações" no menu do lado esquerdo e selecione o separador "Todas". Se vir notificações ocasionais de erros de atualização seguidas de actualizações bem sucedidas, não é necessária qualquer ação - o Bitdefender está atualizado.
- Se não houver actualizações bem sucedidas em 24 horas: Utilize a tabela de conteúdos abaixo para saltar rapidamente para a solução do seu erro de atualização específico.
Índice
- Erro de atualização -2
- Erro de atualização -3
- Erro de atualização -5
- Erro de atualização -60
- Erro de atualização -100
- Erro de atualização -1002
- Erro de atualização -1003
- Erro de atualização -1004
- Erro de atualização -1005
- Erro de atualização -1007
- Erro de atualização -1008
- Erro de atualização -1011
- Erro de atualização -2002
- Erro de atualização -2009
- Erro de atualização -1073741824
- Outros erros de atualização
Erro -2, -3, -5, -100, -1073741824: Falha na aplicação ou falha na atualização
Estes erros ocorrem quando um processo do Bitdefender falha ou as assinaturas de atualização não podem ser substituídas.
Como corrigir:
- Reinicie o seu Mac:
- Clique no logótipo da Apple no canto superior esquerdo do ecrã.
- Selecione Reiniciar, depois clique em Reiniciar novamente para confirmar.
- Reinstale o Bitdefender:
- Se os erros de atualização persistirem mesmo depois de reiniciar o computador Mac, poderá ser necessário reinstalar o Bitdefender Antivirus para Mac.
- Siga as instruções no artigo Como instalar o Bitdefender Antivirus para Mac.
- A antiga aplicação Bitdefender será automaticamente removida durante a instalação.
- Se os erros de atualização persistirem mesmo depois de reiniciar o computador Mac, poderá ser necessário reinstalar o Bitdefender Antivirus para Mac.
Erro -60: Ligação à Internet lenta
Este erro ocorre quando uma conexão lenta com a Internet causa um tempo limite com o servidor de atualização do Bitdefender.
Como corrigi-lo:
- Mude para uma rede diferente:
- Tente ligar-se a outra rede Wi-Fi ou configure um ponto de acesso no seu telemóvel.
- Para iPhone/iPad: Siga as instruções no artigo Como configurar um ponto de acesso pessoal no seu iPhone ou iPad.
- Para Android: Siga as instruções no artigo Como partilhar uma ligação móvel por tethering ou hotspot no Android.
- Tente ligar-se a outra rede Wi-Fi ou configure um ponto de acesso no seu telemóvel.
- Verifique se o Bitdefender é atualizado com êxito quando utiliza um ponto de acesso ou uma ligação à Internet diferente.
Erro -1002, -1011: Problemas de ligação à Internet
Estes erros ocorrem quando a sua ligação à Internet é instável ou está temporariamente indisponível.
Como corrigi-lo:
- Verifique a sua ligação à Internet:
- Certifique-se de que o seu cabo Wi-Fi ou Ethernet está ligado e a funcionar; se estiver a utilizar o Wi-Fi, tente ligar-se diretamente através de um cabo Ethernet.
- Abra um browser e visite um sítio Web para confirmar o acesso à Internet.
- Alterar as definições de DNS:
- Siga os passos indicados no artigo Como alterar o servidor DNS do seu Mac.
- Desativar a firewall temporariamente:
- Desactive quaisquer aplicações de firewall de terceiros (por exemplo, Little Snitch) em execução no seu Mac ou router.
- Para desativar a firewall do macOS, siga estes passos com base na sua versão do macOS:
- macOS Ventura 13 e posterior:
- Clique no logótipo da Apple no canto superior esquerdo do ecrã.
- Selecione Definições do Sistema no menu.
- Clique em Rede na barra lateral e, em seguida, clique em Firewall à direita.
- Utilize o interrutor para desativar a Firewall.
- macOS Monterey 12 e anteriores:
- Clique no logótipo da Apple no canto superior esquerdo do ecrã.
- Selecione Preferências do Sistema no menu.
- Aceda ao painel Segurança & Privacidade.
- Abra o separador Firewall.
- Clique no ícone de cadeado no canto inferior esquerdo e introduza a palavra-passe de administrador do Mac quando solicitado.
- Clique no botão Desativar a Firewall.
- macOS Ventura 13 e posterior:
- Desativar as definições de proxy:
- Para desativar o servidor proxy num Mac, siga estes passos com base na versão do macOS:
- macOS Ventura 13 e posterior:
- Clique no logótipo da Apple no canto superior esquerdo do ecrã.
- Selecione Definições do Sistema no menu.
- Selecione Rede na barra lateral e, em seguida, escolha a rede a que está ligado à direita.
- Clique no botão Detalhes Detalhes.
- Selecione Proxies na barra lateral e desactive todas as opções de proxy à direita.
- Escreva
*.bitdefender.com
em Ignorar as definições de proxy para estes anfitriões & domínios e clique em OK.
- macOS Monterey 12 e anteriores:
- Clique no logótipo da Apple no canto superior esquerdo do ecrã.
- Selecione Preferências do sistema no menu.
- Aceda a Rede.
- Selecione a rede a que está ligado na barra lateral e, em seguida, clique no botão Avançadas à direita.
- Abra o separador Proxies e desmarque todas as definições de proxy.
- Escreva
*.bitdefender.com
em Ignorar as definições de proxy para estes anfitriões & domínios e clique em OK.
- macOS Ventura 13 e posterior:
- Para desativar o servidor proxy num Mac, siga estes passos com base na versão do macOS:
- Tente atualizar o Bitdefender novamente.
Erro -1003, -1004, -1005, -1008: Problema de conexão com o proxy
Um servidor proxy está a bloquear as actualizações do Bitdefender.
Como corrigir:
- Desative o proxy temporariamente:
- Certifique-se de que não está a utilizar um proxy que requer autenticação, uma vez que o Bitdefender Antivirus para Mac só pode atualizar quando o servidor proxy não requer autenticação. Não há necessidade de ajustar nenhuma configuração do Bitdefender.
- Se tiver de utilizar um servidor proxy que exija autenticação, siga estes passos para mudar temporariamente para uma ligação direta e permitir a atualização do Bitdefender:
- macOS Ventura 13 e posterior:
- Clique no logótipo da Apple no canto superior esquerdo do ecrã.
- Selecione Definições do Sistema no menu.
- Selecione Rede na barra lateral e, em seguida, escolha a rede à qual você está conectado à direita.
- Clique no botão Detalhes Detalhes.
- Selecione Proxies na barra lateral e desactive todas as opções de proxy à direita.
- Escreva
*.bitdefender.com
em Ignorar as definições de proxy para estes anfitriões & domínios e clique em OK.
- macOS Monterey 12 e anteriores:
- Clique no logótipo da Apple no canto superior esquerdo do ecrã.
- Selecione Preferências do sistema no menu.
- Aceda a Rede.
- Selecione a rede a que está ligado na barra lateral e, em seguida, clique no botão Avançadas à direita.
- Abra o separador Proxies e desmarque todas as definições de proxy.
- Escreva
*.bitdefender.com
em Ignorar as definições de proxy para estes anfitriões & domínios e clique em OK.
- macOS Ventura 13 e posterior:
- Reinstalar o Bitdefender:
- Se os erros de atualização continuarem mesmo depois de contornar o proxy, poderá ser necessário reinstalar o Bitdefender Antivirus para Mac.
- Siga as instruções no artigo Como instalar o Bitdefender Antivirus para Mac.
- A antiga aplicação Bitdefender será automaticamente removida durante a instalação.
- Se os erros de atualização continuarem mesmo depois de contornar o proxy, poderá ser necessário reinstalar o Bitdefender Antivirus para Mac.
Erro -1007: Problema de exibição
Um problema temporário de visualização que não afecta as actualizações do Bitdefender Antivirus para Mac.
Como corrigi-lo:
- Reinicie o seu Mac:
- Clique no logótipo da Apple no canto superior esquerdo do seu ecrã.
- Selecione Reiniciar, depois clique em Reiniciar novamente para confirmar.
- Reinstale o Bitdefender:
- Se o problema ocorrer novamente, pode ser necessário reinstalar o Bitdefender Antivirus para Mac.
- Siga as instruções no artigo Como instalar o Bitdefender Antivirus para Mac.
- A aplicação Bitdefender antiga será automaticamente removida durante a instalação.
- Se o problema ocorrer novamente, pode ser necessário reinstalar o Bitdefender Antivirus para Mac.
- Habilite a Proteção de Integridade do Sistema:
- Se os erros de atualização -1007 não pararem, verifique se a Proteção de Integridade do Sistema (SIP) está ativada no macOS. Manter a SIP activada é importante porque protege o Mac de alterações não autorizadas que podem comprometer a sua segurança e estabilidade.
- Siga as instruções no artigo Ativar a Proteção de Integridade do Sistema.
- Se os erros de atualização -1007 não pararem, verifique se a Proteção de Integridade do Sistema (SIP) está ativada no macOS. Manter a SIP activada é importante porque protege o Mac de alterações não autorizadas que podem comprometer a sua segurança e estabilidade.
- Inicie o seu Mac no modo de segurança:
- Se o Bitdefender Antivirus for Mac continuar a apresentar erros de atualização -1007, tente iniciar o seu Mac no Modo de Segurança. O Modo de Segurança pode corrigir automaticamente conflitos ou corrupção do sistema, o que pode permitir que o Bitdefender actualize com êxito posteriormente.
- Siga as etapas no artigo Iniciar o Mac no modo de segurança.
- No modo de segurança, inicie sessão com o seu nome de utilizador do Mac.
- Após o login, reinicie o Mac normalmente para sair do modo de segurança.
- Se o Bitdefender Antivirus for Mac continuar a apresentar erros de atualização -1007, tente iniciar o seu Mac no Modo de Segurança. O Modo de Segurança pode corrigir automaticamente conflitos ou corrupção do sistema, o que pode permitir que o Bitdefender actualize com êxito posteriormente.
- Reinstale o macOS a partir da App Store:
- Se o Bitdefender Antivirus for Mac ainda encontrar o erro de atualização -1007 depois de concluir todos os passos anteriores, instale a versão mais recente do macOS compatível usando a App Store.
- Siga as instruções no artigo Como descarregar e instalar o macOS a partir da App Store.
- Se o Bitdefender Antivirus for Mac ainda encontrar o erro de atualização -1007 depois de concluir todos os passos anteriores, instale a versão mais recente do macOS compatível usando a App Store.
Erro -2002, -2009: Sincronização do servidor em andamento
Esses erros ocorrem quando os servidores de atualização do Bitdefender estão sendo sincronizados.
Como corrigi-lo:
- Aguarde a conclusão da sincronização do servidor:
- Esses erros geralmente se resolvem sozinhos. Aguarde algumas horas (2-4 horas) e tente atualizar o Bitdefender novamente.
- Ainda não está a funcionar?
- Se o erro persistir por mais de 24 horas:
- Altere as configurações de DNS:
- Siga os passos no artigo Como alterar o servidor DNS do seu Mac.
- Desativar a firewall temporariamente:
- Desactive quaisquer aplicações de firewall de terceiros (por exemplo, Little Snitch) em execução no seu Mac ou router.
- Para desativar a firewall do macOS, siga estes passos com base na sua versão do macOS:
- macOS Ventura 13 e posterior:
- Clique no logótipo da Apple no canto superior esquerdo do ecrã.
- Selecione Definições do Sistema no menu.
- Clique em Rede na barra lateral e, em seguida, clique em Firewall à direita.
- Utilize o interrutor para desativar a Firewall.
- macOS Monterey 12 e anteriores:
- Clique no logótipo da Apple no canto superior esquerdo do ecrã.
- Selecione Preferências do Sistema no menu.
- Aceda ao painel Segurança & Privacidade.
- Abra o separador Firewall.
- Clique no ícone de cadeado no canto inferior esquerdo e introduza a palavra-passe de administrador do Mac quando solicitado.
- Clique no botão Desativar a Firewall.
- macOS Ventura 13 e posterior:
- Altere as configurações de DNS:
- Se o erro persistir por mais de 24 horas:
Outros erros de atualização do Bitdefender no Mac
Se a atualização do Bitdefender Antivirus for Mac encontrou um código de erro que não está listado aqui, siga estas etapas de solução de problemas.
Como corrigi-lo:
- Tente novamente as atualizações mais tarde:
- Por vezes, os erros de atualização ocorrem devido a problemas temporários do servidor. Aguarde algumas horas (2-4 horas) antes de tentar atualizar o Bitdefender novamente.
- Reinicie o seu Mac:
- Clique no logótipo da Apple no canto superior esquerdo do ecrã.
- Selecione Restart, depois clique em Restart novamente para confirmar.
- Em seguida, tente atualizar o Bitdefender novamente.
- Ligar a outra rede:
- Tente ligar o seu computador Mac a uma rede de Internet diferente (por exemplo, utilizando o hotspot do seu telemóvel).
- Para iPhone/iPad: Siga as instruções no artigo Como configurar um ponto de acesso pessoal no seu iPhone ou iPad.
- Para Android: Siga as instruções no artigo Como partilhar uma ligação móvel por tethering ou hotspot no Android.
- Se o Bitdefender for atualizado com sucesso ao utilizar um hotspot ou uma ligação à Internet diferente, poderá haver um problema com a sua rede original.
- Alterar as definições de DNS:
- Siga os passos no artigo Como alterar o servidor DNS do seu Mac.
- Desativar a firewall temporariamente:
- Desactive quaisquer aplicações de firewall de terceiros (por exemplo, Little Snitch) em execução no seu Mac ou router.
- Para desativar a firewall do macOS, siga estes passos com base na sua versão do macOS:
- macOS Ventura 13 e posterior:
- Clique no logótipo da Apple no canto superior esquerdo do ecrã.
- Selecione Definições do Sistema no menu.
- Clique em Rede na barra lateral e, em seguida, clique em Firewall à direita.
- Utilize o interrutor para desativar a Firewall.
- macOS Monterey 12 e anteriores:
- Clique no logótipo da Apple no canto superior esquerdo do ecrã.
- Selecione Preferências do Sistema no menu.
- Aceda ao painel Segurança & Privacidade.
- Abra o separador Firewall.
- Clique no ícone de cadeado no canto inferior esquerdo e introduza a palavra-passe de administrador do Mac quando solicitado.
- Clique no botão Desativar a Firewall.
- macOS Ventura 13 e posterior:
- Alterar as definições de DNS:
- Tente ligar o seu computador Mac a uma rede de Internet diferente (por exemplo, utilizando o hotspot do seu telemóvel).
- Reinstalar o Bitdefender:
- Se os erros de atualização persistirem no seu Mac, reinstale o Bitdefender:
- Siga as instruções no artigo Como instalar o Bitdefender Antivirus para Mac.
- A antiga aplicação Bitdefender será automaticamente removida durante a instalação.
- Se os erros de atualização persistirem no seu Mac, reinstale o Bitdefender:
- Contactar o suporte:
- Se nenhum dos passos acima funcionar, contacte o Suporte da Bitdefender com os detalhes do código de erro.