Este artigo mostra-lhe como exportar e mover os seus dados da Carteira para a nova aplicação Bitdefender Password Manager.
ⓘ Importante: É necessário exportar e importar a base de dados da Carteira para o Bitdefender Password Manager apenas uma vez. Após a transferência, o Password Manager irá sincronizar em nuvem todas as suas palavras-passe para todos os seus dispositivos - para que possa aceder a elas em qualquer lugar, a qualquer altura. Não repita os passos abaixo sempre que instalar o novo Password Manager ou alterar uma das passwords.
Para começar, escolha o passo em que precisa de ajuda:
Passo 1 - Exportar as suas palavras-passe da Carteira para um ficheiro CSV
Vamos guiá-lo primeiro pelo processo de exportação das suas palavras-passe da Carteira. Tudo o que tem de fazer é executar a ferramenta de exportação, depois importar o ficheiro de valores separados por vírgulas (CSV) que gera para o Bitdefender Password Manager.
Antes de começar:
- Note que a transferência dos dados da sua Carteira para o Bitdefender Password Manager só é possível seguindo os passos deste guia. Encontrará erros se tentar importar ficheiros CSV - Carteira gerados utilizando a interface Bitdefender antivírus.
- A opção de exportar dados de carteira para um ficheiro CSV compatível com o Bitdefender Password Manager torna-se disponível depois de actualizar a sua solução de segurança Bitdefender para a versão 26.0.7.36 ou mais recente. As versões anteriores não incluíam a capacidade de transferir dados da carteira para a aplicação Password Manager. Para instruções detalhadas sobre como actualizar a Bitdefender e como identificar a versão, ver o artigo - Como actualizo a Bitdefender para a versão mais recente? Terá de reiniciar o seu computador para completar a actualização: vá ao menu Iniciar ⊞ do Windows, clique no botão ⏻ e seleccione Reiniciar.
1. Após actualizar o Bitdefender para a versão mais recente e reiniciar o seu PC, abra a pasta C:\Program Files\Bitdefender\Bitdefender Security App no seu computador e faça duplo clique no ficheiro chamado bdwtxcon.
2. Depois clique no botão Iniciar no ecrã de boas-vindas
3. Marque a caixa ao lado do nome da carteira que deseja exportar e clique no botão Seguinte. Se seleccionar várias carteiras, todas as suas palavras-passe serão fundidas num único ficheiro.
4. Introduza a palavra-chave principal para desbloquear a carteira seleccionada no passo anterior, depois prima o botão Adicionar carteira.
A ferramenta começará a recolher dados a partir das carteiras seleccionadas. Uma barra de progresso indica permanentemente o estado do processo de exportação da base de dados. Se a sua carteira não for guardada localmente mas na Nuvem, é necessária uma ligação à Internet para descarregar a base de dados a partir dos servidores Bitdefender.
Nota: Se houver uma discrepância entre as palavras-passe da mesma conta partilhada entre várias carteiras, aparecerá a seguinte mensagem: Há conflitos. Utilize o ícone do olho para poder comparar as palavras-passe e manter apenas a entrada correcta. Clique no botão "Guardar" no final. Não se preocupe com a perda das suas palavras-passe, cartões de crédito ou outras informações de login armazenadas na sua carteira. As entradas apagadas ou não importadas aparecerão na secção "Notas" do Bitdefender Password Manager e podem ser facilmente recuperadas.
5. Assim que a base de dados estiver pronta, será apresentado no ecrã um resumo das contas exportadas da Carteira. Clique no botão Guardar os seus dados.
6. Escolha um nome para o ficheiro CSV e guarde-o num local fácil de encontrar - por exemplo, no seu ambiente de trabalho. Bitdefender irá transferir todas as credenciais da Carteira para este ficheiro.
A seguir, veremos como o ficheiro CSV pode ser transferido para o Bitdefender Password Manager, usando a função "Importar Dados".
Passo 2 - Importar o ficheiro CSV exportado da carteira para o Bitdefender Password Manager
Depois de exportar os dados da carteira, está pronto para importar o ficheiro CSV recentemente criado para a aplicação Bitdefender Password Manager.
1. Clique no ícone Bitdefender Password Manager na barra de ferramentas do seu navegador web, ou inicie a aplicação Password Manager no seu smartphone. Introduza a sua palavra-passe principal, se lhe for pedido.
2. Abra o menu Password Manager ≡ para expandir a barra lateral esquerda e clique em ⚙︎ Definições.
3. Desça até à secção Dados e clique em Importar Dados.
4. Seleccione Bitdefender Wallet da lista de gestores de senhas, introduza a senha primária no campo apropriado, e depois clique no botão Escolher Ficheiro.
5. Seleccione o ficheiro CSV que contém o nome de utilizador e as palavras-passe exportadas da Carteira, e depois prima o botão Continuar.
As palavras-passe da carteira estão agora acessíveis em todos os dispositivos nos quais a aplicação Bitdefender Password Manager ou extensão do browser está instalada.
Após mover as suas palavras-passe para Bitdefender Password Manager, resta mais um passo: eliminar com segurança o ficheiro CSV exportado da sua carteira.
Passo 3 - Apagar o ficheiro CSV exportado da Carteira
Depois de migrar para Bitdefender Password Manager, recomenda-se a eliminação segura do ficheiro CSV. Caso contrário, o seu nome de utilizador e palavra-passe permanecerão sob a forma de texto no seu computador. Qualquer pessoa com acesso ao dispositivo poderá lê-los. Além disso, apagar o ficheiro CSV e esvaziar o contentor de reciclagem é insuficiente porque em caso de um ataque de roubo de identidade, todos os dados podem ser recuperados e explorados em seu detrimento.
Para apagar com segurança o ficheiro CSV exportado da sua carteira:
1. Abra a solução de segurança Bitdefender e aceda ao menu Privacidade no lado esquerdo da interface.
2. No painel Password Manager, clique em Definições.
3. Clique no separador As minhas carteiras.
4. Na parte inferior da janela, verá um alerta semelhante ao da imagem abaixo, que o informa sobre a esquerda não encriptada no sistema. Clique no botão Destruir Ficheiros.
5. No ecrã Eliminar Arquivos Permanentemente, clique no botão Eliminar Permanentemente e depois confirme a acção.
Parabéns, completou com êxito todas as etapas!