Neste artigo, mostraremos como determinar se o Bitdefender está protegendo seu computador.
1. Verifique se o Bitdefender está instalado
Para verificar se o Bitdefender está instalado no seu computador, abra o Painel de Controle e procure o Bitdefender na lista de aplicativos instalados: clique no botão Iniciar, digite appwiz.cpL e pressione Enter no teclado. Isso abrirá a lista com todos os programas instalados no seu PC. Procure o nome do seu produto Bitdefender na lista: Bitdefender Total Security, Bitdefender Internet Security, Bitdefender Antivirus Plus, etc.
Se o Bitdefender estiver ausente da lista de programas instalados, leia - Como instalar o Bitdefender.
2. Verifique o status de segurança do seu produto Bitdefender
Agora que o Bitdefender está instalado, vamos verificar seu status de segurança, para garantir que ele esteja protegendo seu sistema.
Clique duas vezes neste atalho da área de trabalho para abrir o painel do Bitdefender. Você está protegido se a mensagem Você está seguro é exibida na interface do Bitdefender. Sempre que problemas afetam a segurança do seu computador, o status que aparece na parte superior da interface do Bitdefender muda para vermelho. O status exibido indica a natureza dos problemas que afetam seu sistema. Para corrigir um problema, clique no botão ao lado do problema detectado.
Como alternativa, procure o pequeno ícone do Bitdefender na área de notificação da barra de tarefas. Se você clicar duas vezes ou clicar com o botão direito nesse ícone e escolher Exibir, a interface do Bitdefender será aberta na tela. O ícone da bandeja do sistema do Bitdefender também informa quando problemas afetam o seu computador ou como o produto opera, exibindo um símbolo especial, como a seguir:
Nenhum problema está afetando a segurança do seu sistema. Você está protegido!
Problemas críticos estão afetando a segurança do seu sistema. Eles exigem sua atenção imediata e devem ser corrigidos o mais rápido possível.
Se o Bitdefender não estiver funcionando, o ícone da bandeja do sistema aparecerá acinzentado. Isso geralmente acontece quando a assinatura expira.
Também pode ocorrer quando os serviços Bitdefender não estão respondendo ou quando outros erros afetam a operação normal do Bitdefender. Nesse caso, recomendamos que você reinicie o Windows. Se o problema persistir após a reinicialização, reinstale o produto Bitdefender.
3. Verifique o status da sua subscrição
Abra a interface do Bitdefender no ícone da área de trabalho ou no ícone da bandeja do sistema e acesse Minha conta . Aqui, você pode visualizar informações de subscrição e acessar sua conta Bitdefender Central para gerenciar a proteção de seus dispositivos.
Verifique o status da assinatura para garantir que a assinatura esteja atualizada e não expira em breve. Se você comprou recentemente uma nova assinatura do Bitdefender e a validade não é refletida no produto instalado, leia - Como ativar sua assinatura do Bitdefender.
4. Verifique o status de segurança e manutenção no Windows
O recurso Segurança e manutenção do Centro de Ação do Windows também informará se você possui proteção antivírus:
· Clique no botão Iniciar, digite Painel de controle e pressione Enter no teclado. Isso abrirá o Painel de Controle na sua tela.
· Em Sistema e segurança, clique em Verificar o status do seu computador.
· Clique em Segurança para expandir esta seção.
· Clique no link Exibir na Segurança do Windows, em Proteção contra vírus.
· Na janela de proteção contra vírus e ameaças, você deverá ver o Bitdefender Antivirus com marcas de verificação verdes.
5. Execute o Teste EICAR para testar a detecção de vírus
O Instituto Europeu para Pesquisa de Antivírus de Computador (EICAR) desenvolveu um arquivo de teste para ajudar a testar programas antivírus. Quando o Bitdefender estiver funcionando corretamente, ele deverá detectar o teste EICAR.
Se você clicar no link abaixo, seu sistema tentará baixar o arquivo de teste EICAR. Esse arquivo não é realmente malicioso, mas, por acordo em todo o setor, é detectado como malicioso pelos produtos convencionais com funcionalidade antivírus, para que as pessoas possam verificar se suas soluções de segurança estão configuradas corretamente.
Faça o download do arquivo de teste EICAR.COM
Se você consegue baixar o arquivo acima com sucesso e não recebe nenhum alerta do Bitdefender, seu computador não está protegido. Recomendamos que você entre em contato com o Bitdefender para obter suporte.