Este artigo mostra como evitar que a funcionalidade de Proteção da Internet do Bitdefender Mobile Security seja constantemente desactivada em alguns telemóveis e tablets Android. Por vezes, mesmo depois de reactivar manualmente a Proteção da Internet, desliga-se pouco tempo depois. Quando isto acontece, o Bitdefender Mobile Security for Android notifica que "A Proteção da Internet foi desactivada por outro serviço. Liga-o para obter proteção online."
Porque é que a Proteção da Internet continua a desligar-se?
A funcionalidade de Proteção da Internet no Bitdefender Mobile Security for Android continua a desligar-se porque o dispositivo está a utilizar o modo de poupança de energia para poupar bateria, o que pára as aplicações em execução.
Uma grande parte das características bónus dos smartphones gira em torno da duração da bateria e da optimização do desempenho. É por esta razão que os fornecedores estão a embalar funcionalidades de poupança de bateria com cada lançamento do Android. Mas alguns mecanismos de optimização são tão agressivos que matam aplicações de segundo plano úteis quando o ecrã se desliga para maximizar a duração da bateria do seu smartphone.
Isto tem impacto na maioria das aplicações que funcionam em segundo plano. Os mais afectados são os relógios de alarme de terceiros, aplicações de automação, e especialmente aplicações que precisam de funcionar mesmo quando não está a utilizar activamente o seu smartphone. Esta última categoria inclui também a Proteção da Internet do Bitdefender. A Proteção da Internet perde a permissão de Acessibilidade necessária para funcionar quando a força do sistema Android pára as aplicações em segundo plano.
É por isso que foi implementado um alerta alertando que outro serviço desactivou a Segurança Web e precisa de ser activado novamente.
Como activar a Proteção da Internet do Bitdefender no Android?
Como se viu acima, o problema é causado por um mecanismo de optimização do sistema que remove a permissão requerida pela Proteção da Internet. A sua resolução pode ser diferente, dependendo do dispositivo. Pode procurar a optimização da bateria e excluir (remover) a aplicação Bitdefender Mobile Security, ou procurar algumas regras que podem ser tratadas ao nível do dispositivo para gerir aplicações ou dar prioridade à sua funcionalidade de segundo plano.
Passo 1 - Excluir a Bitdefender das definições de poupança de bateria
As etapas de exclusão podem variar dependendo da marca do telefone/tabela.
ⓘ Nota: Se não houver instruções para a marca do seu smartphone ou versão Android na lista abaixo, verifique as definições da bateria do dispositivo ou as definições de poupança de energia para um método de exclusão da aplicação Bitdefender, para que possa manter a Protecção da Internet sempre activada.
Como último recurso, considere contactar o fabricante do telefone para mais orientação e soluções alternativas.
Asus
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Huawei
Lenovo
Meizu
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OnePlus
Oppo
Samsung
Sony
Vivo
Wiko
Xiaomi
Passo 2 - Conceder permissão de Acessibilidade à aplicação Bitdefender Mobile Security
Depois de remover o Bitdefender das suas definições de poupança de bateria, precisa de restaurar a permissão de Acessibilidade para que a Proteção da Internet funcione. Para reactivar a permissão de Acessibilidade:
- Vá a Definições ⚙︎ no seu dispositivo Android.
- Abra a secção de Acessibilidade.
- Seleccione Bitdefender Mobile Security na lista de aplicações descarregadas.
- Ligar o cursor de permissão de Acessibilidade para a aplicação Bitdefender Mobile Security.
- Toque em Permitir - se solicitado - para confirmar a alteração. O serviço de Acessibilidade é necessário para fins de digitalização.
Passo 3 - Voltar a activar a funcionalidade de Proteção da Internet
Finalmente, ligue novamente a funcionalidade de Proteção da Internet para que a aplicação Bitdefender Mobile Security possa digitalizar e bloquear websites perigosos acedidos em navegadores.
Depois de implementar todas as etapas fornecidas neste guia, a Proteção da Internet não deve continuar a desligar o seu dispositivo Android.